ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS tem segunda maior proporção de servidores federais expulsos no País

Richelieu de Carlo | 10/10/2016 11:56

De janeiro a setembro deste ano, a União expulsou 12 funcionários públicos federais lotados em Mato Grosso do Sul por condutas ilícitas, como corrupção, abandono de função, acúmulo de cargos e inassiduidade. Conforme relatório divulgado nesta segunda-feira (10) pelo órgão, a quantidade de penalidades aplicadas no Brasil chega 383.

Considerando os últimos cinco anos, Mato Grosso do Sul tem o segundo maior percentual de demissões de servidores federais, com 9,60%, na proporção para cada mil servidores. Somente o Amazonas tem uma proporção maior de expulsões, com 11,32%. No total, são 10.108 servidores sul-mato-grossenses ativos.

Em números absolutos, de janeiro a setembro deste ano, Mato Grosso do Sul está na 11ª posição. A lista é encabeçada pelo Rio de Janeiro, com 72 servidores punidos, seguido pelo Distrito Federal, com 41, e São Paulo, com 40. Acre, Tocantins, Alagoas, Amapá, Paraíba e Rio Grande do Norte são os estado com menos sanções, com apenas 1 caso.

O levantamento mostra que 127 agentes públicos foram demitidos no estado nos últimos 14 anos. O recorde local da perda de cargos foi em 2012 e 2013, quando a punição foi aplicada a 24 pessoas em cada um daqueles anos, totalizando 48 expulsões no período.

De 2003 a setembro de 2016, já foram aplicadas 5.043 demissões; 467 cassações de aposentadorias; e 532 destituições de ocupantes de cargos em comissão. Os dados não incluem empregados de estatais, a exemplo da Caixa Econômica, dos Correios, da Petrobras.

O principal fundamento das expulsões foi a comprovação da prática de atos relacionados à corrupção, com 4.013 das penalidades aplicadas. Já o abandono de cargo, a inassiduidade ou a acumulação ilícita de cargos são motivos que vêm em seguida, com 1.395 dos casos.

Impedidos - Os servidores expulsos, nos termos da Lei Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos. Dependendo do tipo de infração cometida, também podem ficar impedidos de voltar a exercer cargo público. Em todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que garantiu aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Nos siga no Google Notícias