ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Painéis Eletrônicos ajudam motoristas na hora de pegar a estrada

Adriano Fernandes | 15/12/2014 21:24
o PMV tem como finalidade prestar comunicação preventiva aos motoristas durante as viagens.(Foto:Rachid Waqued)
o PMV tem como finalidade prestar comunicação preventiva aos motoristas durante as viagens.(Foto:Rachid Waqued)

Foi implantado no último domingo (14) o primeiro Painel Eletrônico de Mensagens Variáveis da BR-163/MS. O equipamento foi instalado na altura do quilômetro 465 do Anel Viário. Além deste, serão mais 17 PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) instalados e operando até o primeiro semestre de 2015.

Operado à distância pelo Centro de Controle Operacional da CCR MSVia, em Campo Grande, o PMV tem como finalidade prestar comunicação preventiva aos motoristas durante as viagens. “Ele permite transmitir em tempo real, qualquer tipo de mensagem. A presença de neblina na estrada, chuvas, acidentes, tudo isso com o intuito de fazer com que o motorista redobre a atenção durante o percurso”, comentou o Gestor de Interação com o Cliente da CCRMSVia, Keller Rodrigues.

O PMV também é um importante canal de veiculação de mensagens didáticas de segurança de trânsito. Com 8,4 m de largura e 2 metros de altura, o equipamento pesa cerca de 800 kg.

São 145 placas de LED, totalizando 25.520 mil LEDs em um display monocromático que permite a visualização a centenas de metros de distância, informando sobre obras, acidentes, prevenindo sobre interdições, desvios ou lentidões de tráfego.

A viabilidade do equipamento se comprova em sua utilização nas mais modernas rodovias do Páis. Enquanto durou a operação, o tráfego no sentido Norte fluiu normalmente pela faixa liberada, enquanto no sentido Sul, o fluxo fluiu por um desvio, com alguns momentos de operação pare-e-siga.

Ainda segundo Keller, a expectativa é de que já para a próxima semana, seja efetuada a instalação de mais um PMV nas proximidades da cidade de Nova Alvorada do Sul.

Nos siga no Google Notícias