ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Protesto com “morte virtual” por índios de MS reúne 4 mil

Danúbia Burema | 01/11/2012 10:58
Movimento no Facebook já convidou mais de 84 mil pessoas. (Foto: Reprodução Facebook)
Movimento no Facebook já convidou mais de 84 mil pessoas. (Foto: Reprodução Facebook)

Mais de 4 mil usuários do Facebook prometer desativar suas contas na rede social e promover um “Facebookcídio”pela demarcação de terras e reconhecimento dos direitos dos índios Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul. A manifestação será amanhã (02) às 21h, no horário de Brasília (DF).

Até o momento, 4.388 internautas confirmaram participação na “morte virtual” e outros 2.149 manifestaram intenção de participar do movimento. O convite já foi estendido a 84.387 pessoas de todo o País.

Com uma página do protesto intitulada “Facebookcídio: Morte Virtual Coletiva em Apoio aos Guarani-Kaiowá”, a intenção do protesto é chamar a atenção para a situação alarmante dos indígenas no Estado. Os participantes ficarão 24h “mortos” na rede. Depois, decidem se reativarão suas contas no Facebook.

Para participar, os internautas não devem excluir seus perfis, apenas desativá-los. Para reativar a conta posteriormente basta clicar em Configurações de Conta >> Segurança >> opção Desativar sua conta >> descrever o motivo da saída >> Confirmar.

Suicídio - A proposta do movimento é fazer uma morte simbólica, em referência à suposta menção de suicídio coletivo contida em uma carta em que os índios de Mato Grosso do Sul prometem resistir até a morte contra a liminar da Justiça Federal que determinava a reintegração de posse de uma área em Iguatemi, a 466 quilômetros de Campo Grande.

A notícia do suposto suicídio coletivo gerou comoção e pedido do MPF (Ministério Público Federal) pela permanência dos índios na área. No dia 30 de outubro, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) reverteu a decisão da Justiça Federal e determinou a manutenção dos indígenas da aldeia Pyelito Kue na área.

Nos siga no Google Notícias