ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Recém criado, conselho vai representar 1,8 mil arquitetos no Estado

Fabiano Arruda | 28/10/2011 11:59
Arquiteto Celso Costa, à direita, foi indicado como representante de MS no conselho nacional. Ele declarou apoio a Claudio Anache na eleição do Crea/MS. (Foto: Divulgação)
Arquiteto Celso Costa, à direita, foi indicado como representante de MS no conselho nacional. Ele declarou apoio a Claudio Anache na eleição do Crea/MS. (Foto: Divulgação)

Lançado nacionalmente em março, após sanção do presidente Lula no final do ano passado, da Lei 12378/10, o Cau (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) foi criado oficialmente na última quarta após votação nacional. Em Mato Grosso do Sul vai representar 1,8 mil arquitetos.

A criação do conselho é vista com vitória dos profissionais de arquitetura que, na prática, desmembram-se do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) a partir de 1º de janeiro de 2012 e passam a ganhar representatividade como classe.

O Cau terá uma representação nacional, com 27 conselheiros indicados de cada Estado, bem como uma unidade em cada.

O arquiteto Celso Costa foi eleito, após pleito realizado no começo deste mês, como representante de Mato Grosso do Sul no conselho nacional. A mesma eleição indicou nove conselheiros para composição do órgão em MS e o arquiteto Osvaldo Abrão como presidente.

“A criação do Cau é uma luta de 50 anos. Nossa voz era calada e agora teremos participação efetiva. Estávamos morando de aluguel e agora temos casa própria”, afirmou Celso, explicando que, dos nove conselheiros dos Cau/MS, cinco são da chapa que venceu a eleição e outros quatro do grupo adversário.

O arquiteto também explicou que o Cau funcionará nos moldes do Crea, na fiscalização de obras e na regulação dos serviços executados pelos profissionais.

No começo do próximo mês haverá mais uma reunião nacional, que começa a discutir a partilha referente ao desmembramento do Crea, bem como apontar o presidente nacional do Cau/BR.

Ainda embrionário, o Cau/MS não tem sede própria. Até o fim do ano o Crea ainda seguem representando os arquitetos. Em 1 de janeiro de 2012, todos os profissionais arquitetos, arquitetos e urbanistas e engenheiros arquitetos, terão seu registro automaticamente no Cau. A anuidade será R$ 350.

Sobre as eleições do Crea/MS, que ocorrem no dia 8 novembro, Celso Costa, que atuam no Estado há 43 anos, declarou apoio ao engenheiro Cláudio Anache. “Sou contra a qualquer utilização da máquina para eleição”, criticou o arquiteto.

Nos siga no Google Notícias