ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Remédio usado para tratar gripe está em falta e sem previsão de chegar

Fernanda Mathias | 19/05/2016 09:22
Tamiflu está em falta em postos e não há previsão de reabastecimento (Foto:Fernando Antunes)
Tamiflu está em falta em postos e não há previsão de reabastecimento (Foto:Fernando Antunes)

Não é só a prevenção ao vírus H1N1 que está comprometida por falta de vacina (fora do público prioritário), mas também o tratamento, uma vez que o principal medicamento administrado, o Tamiflu, está em falta nos postos de saúde e não há previsão de reposição.

A Prefeitura de Campo Grande, confirma a falta do medicamento: “Já foram feitos inúmeros
contatos com o Governo do Estado, mas a alegação é de que o medicamento não está sendo enviado pelo Ministério da Saúde”. O governo estadual informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Ministério da Saúde encaminhou ao Estado uma quantidade restrita do medicamento e que terá de ser usada “da forma mais criteriosa possível”, porque não há mais para envio.

Para quem precisa do medicamento, a sensação é de desamparo. “Esta ficando difícil cada dia mais. Meu esposo está com pneumonia confirmada e suspeita de H1N, mas a medicação conhecida como Tamiflu não tem em posto nenhum como vai ser com essa epidemia e ninguém toma providência. Revoltante!!”, reclamou, no Facebook, a leitora Andreia Araujo.

Um problema que se soma à falta de vacinas ao alcance de toda a população, ainda que na rede particular. Isso porque os laboratórios também não têm mais para fornecer e o público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, que são as pessoas mais suscetíveis, corresponde a apenas um quarto da população do Estado.

Dentre os grupos prioritários para a vacinação, estão trabalhadores de saúde, puérperas, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos e gestantes.

Prevenção – Para quem está fora do grupo prioritário, a forma mais eficaz de se proteger contra o vírus que já provocou 20 mortes em Mato Grosso do Sul é evitar contato com muitas pessoas e aglomerações. Manter as mãos sempre limpas ou higienizadas com álcool em gel também é outra recomendação importante.

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, ressalta que a Capital, de forma inovadora, estabeleceu um fluxograma que garante o tratamento mais assertivo na rede pública. “Assim conseguimos padronizar o atendimento, manejar os pacientes e orientar o atendimento. Foram quase dois meses e meio de estudo”.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que vem realizando oficinas para enfermeiros e médicos de hospitais e unidades básicas de saúde de forma a sensibilizar sobre o uso correto do Tamiflu de forma a reduzir a prescrição incorreta. 

Nos siga no Google Notícias