ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Reunião em Brasília define criação de fórum sobre questão indígena no MS

Nyelder Rodrigues | 06/06/2013 22:48

Um fórum para negociar terras ocupadas por indígenas deve ser criado em Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi definida nesta noite de quinta (6), em reunião de três horas entre lideranças indígenas e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília.

Cerca de 60 índios terenas participaram do encontro, que contou também com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e da subprocuradora-geral da República, Gilda Carvalho.

O fórum deve iniciar as atividades em 15 dias, e a expectativa é que as negociações sejam feitas em dois dias. Representantes dos terenas, fazendeiros e governo farão parte do fórum para buscar acordo quanto ao impasse de terras indígenas no Estado.

Para o cacique Antônio Aparecido Jorge, o fórum é um ponto positivo para os índios. Ele também afirma que os terenas vão seguir acreditando que a solução seja agilizada pela Justiça.

Já para o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Lindomar Terena, a forma como a presidente Dilma Roussef conduz as negociações com os índios e insatisfatória, já que não recebeu nenhum deles desde que assumiu, mas se reuniu 5 vezes com os ruralistas só no último mês.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias