ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Romarias de Nossa Senhora Aparecida devem reunir cerca de 20 mil fieis

Luciana Brazil | 08/10/2013 13:46

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cerca de 20 mil fiéis devem participar, em Campo Grande e no interior do Estado, das festividades em honra a Mãe de Jesus. A data, que reúne milhares de devotos, é sinal de fé para os católicos que reconhecem em Maria o rosto materno de Deus.

Entre romarias e carreatas, a programação para o dia 12 de outubro é extensa e deve levar pelo menos mil devotos de Campo Grande até a cidade de Bandeirantes, onde haverá celebração. Segundo o padre Luciano Scampini, o município tem o segundo santuário mariano do Estado. "O primeiro é no bairro das moreninhas", afirmou.

Na Capital, aproximadamente 20 mil pessoas devem participar na sexta-feira da 23°Romaria das Paróquias Palotinas (São Vicente Palotti) de Campo Grande, que reúne quatro paróquias e 42 comunidades.

Os fiéis se concentrarão nas igrejas às 7 horas e seguirão em procissão até o Centro de Formação São Vicente Palotti, no bairro Albuquerque, em Campo Grande.

Segundo o padre da paróquia Santa Rita de Cássia, do bairro Universitário, Jorcelei José Tavares, o percurso dos fiéis é feito para que as comunidades se encontrem durante a procissão e sigam juntas até o Centro de Formação.

“No caso da paróquia Santa Rita de Cássia serão reunidas 11 comunidades. O início será na comunidade Maria Mãe do Bom Pastor, no Jardim Itamaracá. Os fiéis virão juntos até o centro de formação”.

Após a chegada dos devotos, será celebrada uma missa. Haverá almoço e em seguida um show de prêmios (bingo). Os recursos arrecadados durante o bingo serão utilizados na formação de lideranças da igreja, no Centro de Formação.

No ano passado, aproximadamente 18 mil pessoas participaram da romaria, segundo Jocerlei.

“Falar de Nossa Senhora é falar da religiosidade popular. É difícil uma família que não tenha a imagem de Nossa Senhora em casa. Ela é o rosto materno de Deus”.

“A mãe sempre sabe da necessidade dos filhos e assim é Maria com a gente. Desde que Jesus disse ao apóstolo João: ‘Eis aí tua Mãe’, ela se tornou a mãe de todos nós. Não é possível crer em Jesus sem reconhecer Maria como a nossa mãe”.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, na Avenida Tamandaré, a 31° festa começou no dia 3 de outubro, com a novena. No dia 12, a programação começa às 7 horas, com uma procissão que vai percorrer todas as ruas do bairro. Em seguida será celebrada a missa.

Após a celebração será servido um café da manhã, e às 9 horas os devotos poderão saborear bolo de 31 metros. A paróquia vai oferecer também um carreteiro no almoço.

Às 12 horas haverá missa, às 16 horas uma carreata que vai percorrer a cidade, e às 19 horas uma missa solene encerra os festejos.

Nos siga no Google Notícias