ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Sai amanhã o gabarito oficial das provas do Enem;resultado em janeiro

Flávio Paes | 27/10/2015 22:19
Ministro da Educação confirma para amanhã gabarito oficial do ENEM(Foto:Divulgação)
Ministro da Educação confirma para amanhã gabarito oficial do ENEM(Foto:Divulgação)

Serão divulgados amanhã , quarta-feira,os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já as provas do exame, em formato digital, deverão ser disponibilizadas a partir da próxima sexta-feira, na página do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas (Inep). As provas foram aplicadas no último final de semana a mais de sete milhões de candidatos.

A previsão para a divulgação das notas, segundo o Ministério Estadual da Educação (MEC), é para a primeira semana de janeiro, período que deverá sair publicado o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Durante coletiva para divulgar o balanço do exame, o ministro da Educação, Aloizio Mercante, informou que 743 estudantes foram eliminados da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 364, no sábado, e 376, no domingo. Há ainda três casos de publicação indevida das provas em redes sociais. Em 2014, 1.519 alunos foram eliminados do exame enquanto, em 2013, o total de eliminações foi 1.522.

Correção

A prova de redação do Enem vale até mil pontos e tem caráter eliminatório para quem tira zero. Ela apresenta diferenças em relação àquelas aplicadas em outros vestibulares. Além de avaliar o aluno que termina o ensino médio, a redação permite a aferição do participante do exame como um sujeito crítico diante da realidade. Na unidade textual, também há a necessidade de relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões, respeitados os direitos humanos.

No processo de correção das provas de redação, os participantes são avaliados em cinco competências, que valem, cada uma, até 200 pontos - domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta; capacidade de organizar e relacionar informações; construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema exposto.

As redações do Enem são aferidas por dois corretores, de forma individual. Cada um deles atribui nota entre zero e 200 pontos a cada uma das competências. Caso haja diferença superior a 100 pontos entre as notas totais dos dois corretores ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. Na hipótese de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação será corrigida por uma banca com três professores, que será responsável pela nota final.

Textos ofensivos ou desconectados ao tema receberão zero. O mesmo vale para redações entregues em branco, independentemente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.

Nos siga no Google Notícias