ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Sinpol aponta condições precárias em prédio do IMOL da Capital

Filipe Prado | 01/07/2015 20:55
Muitos equipamentos estão enferrujados (Foto: Divulgação)
Muitos equipamentos estão enferrujados (Foto: Divulgação)

O Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais de Mato Grosso do Sul) constatou que o IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Campo Grande está em condições precárias. Entre os problemas observados, o local não possui ventilação adequada, equipamentos sucateados e até o funcionamento precário da câmara fria, usada para a preservação dos corpos.

Conforme a assessoria de imprensa do sindicato, não há efetivo suficiente no IMOL e na Coordenadoria Geral de Perícias para atender a demanda de Campo Grande e cidades próximas, sendo que a escala de trabalho ultrapassa a carga horária estipulada por lei. O diretor jurídico do Sinpol, Giancarlo Miranda, lembrou que em novembro de 2014, foi registrada uma troca de corpos, por conta do déficit na estrutura.

O sindicato ainda apontou que a sala de necropsia está com equipamentos enferrujados, instalações elétricas inadequadas, ferramentas insuficientes e falta de autoclave para desinfecção dos utensílios. Também não há jaleco impermeável e luvas adequadas. "Há o risco permanente dos servidores contraírem doenças", alertou Miranda.

Na tarde de ontem (30) foi realizado uma reunião entre os diretores do Sinpol e o coordenador-geral de perícias, José Bento Corrêa, para discutir sobre o sucateamento do IMOL e pedir providências. Um relatório foi redigido, sendo apresentado para o coordenado-geral, e posteriormente enviado a SEJUSP (Secretaria Justiça e Segurança Pública) e ao governo do Estado.

“Esperamos que a situação, que já se arrasta há muito tempo, seja resolvida para que os servidores tenham um local adequado para realizar suas tarefas e a sociedade tenha uma resposta mais rápida do trabalho pericial", confessou o diretor jurídico do Sinpol.

A última reforma do prédio foi realizada em 2009, mas, conforme Miranda, está abandonado, sendo reflexo das administrações anteriores. Ele apontou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) possui vontade e está determinado em amenizar a situação atual.

Sobre o déficit efetivo dos policiais científicos, Miranda apontou que há mais de 10 anos não é realizado um concurso para o cargo. "É preciso realizar um concurso imediatamente para suprir a falta de profissionais nesta área ou que seja alterada a Lei Orgânica da Polícia Civil para o reaproveitamento desses servidores em outras funções dentro da Instituição", declarou.

Nos siga no Google Notícias