A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


30/09/2013 07:45

O Teste do Marshmallow!

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Estranhou o título do artigo? Pois é, o objetivo é este mesmo. O título de refere ao assunto abordado hoje: Se puder, deixe para amanhã o que você pode comprar hoje. A princípio, o título deste artigo vai contra muitos ensinamentos de aproveitar a vida, não pensar somente no futuro, viver o presente, mas o objetivo não é questionar isto, e sim demonstrar como o controle da ansiedade pode lhe trazer recompensas e garantir uma vida mais tranquila no futuro. É difícil aceitar o fato de que se você deixar de comprar algo hoje, amanhã você poderá comprar a mesma coisa mais facilmente, ou gastando menos. Isto acontece porque não podemos prever ou viver o futuro, ou seja, não podemos apreciar o quanto seremos beneficiados se adiarmos a compra.

Veja Mais
Como os atletas perdem milhões
Qual é a melhor hora para comprar?

Para compreender melhor isto é que acrescentei ao título deste artigo uma referencia ao teste do marshmallow (Stanford Marshmallow Experiment). Este teste foi feito por um especialista em psicologia da Stanford University, e consiste em oferecer “marshmallows” a crianças de 4 anos. Se a criança conseguisse deixar de comer o “marshmallow” nos primeiros 20 minutos, ela seria gratificada com mais um. Veja aqui um exemplo.

Pode parecer simples, mas podemos traçar um paralelo com alguém com muita sede, em frente á uma jarra com água bem gelada. Os resultados foram anotados dependendo do tempo que a criança resistia (e se resistia até o fim). O mais impressionante deste estudo foi o acompanhamento posterior: as crianças que demonstraram mais disciplina e autocontrole se tornaram muito mais competentes e bem sucedidas porque não tomavam atitudes baseadas em impulso e resistiam a tentações. Sem saber, elas já possuíam a habilidade primordial para o sucesso em vários aspectos de suas vidas, inclusive o financeiro, que é a habilidade de adiar uma gratificação e controlar os seus impulsos visando uma recompensa superior no futuro.

Você leitor é capaz de não comer o seu “marshmallow” se soubesse que ganharia mais um depois, ou seja, você é capaz de adiar um prazer para poder ganhar mais no futuro? Posso imaginar muitos afirmando que sim, mas esse com certeza são um daqueles casos em que se é muito mais fácil falar do que fazer. Todos nós temos esta tendência para o imediatismo e queremos tudo para ontem. Do ponto de vista financeiro, quantas vezes já compramos por impulso, ou nos endividamos para obter algo que não temos condições de pagar hoje?

O “resumo da ópera” é o desenvolver o hábito de sempre se perguntar - Eu preciso realmente disso? Preciso disso agora? Isso não significa que você tem que ser radical e esquecer o seu presente. Mas pense bem na hora de gastar o seu salário. Lembre-se de que se você guardar e investir uma parte dele, futuramente poderá ter muito mais prazer e benefícios do que pode ter hoje.

(*) Com informações de Blog do Investidor.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...



Muito legal a matéria! Parabéns por trazer conhecimentos de fora para o site!
 
Amanda em 30/09/2013 10:42:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions