A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016



21/12/2011 07:15

Afonso de Castro reacende a luz da espiritualidade para a juventude

Grandezas da Literatura

A grande síntese de humanidade, o amor ao próximo como a si mesmo, tão essencial é, que se torna misteriosa. A destrinçar esse mistério criado pelo orgulho temos os trabalhadores de todas as horas nos esforços contra o inferno da ignorância e da indiferença que é referenciado na miséria do egoísmo.

Veja Mais
Currículo - Guimarães Rocha
Fausto Furlan

O livro “Carisma para educar e conquistar” – Espiritualidade, alegria e prazer na educação salesiana (2002), do padre filósofo doutor Afonso de Castro, apontando o bisturi para as chagas sociais, começa por indicar as soluções sagradas já para os ambientes da saudável convivência – tão necessário fator aos jovens, para sua edificação por comparação, afetividade e compaixão. “Educação é coisa do coração”, lê-se no estandarte que empunha e reverencia.

Disposição de alegria contra a preguiça. Intenção de comunicar pelo bem. Padre Afonso de Castro ocupa a cadeira número dois da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, tendo sucedido ao em memória padre Ângelo Jaime Venturelli, patrono Francisco de Aquino Correia. Reside em Campo Grande. Graduado em Letras, Filosofia, Teologia e Pedagogia. Mestre em Letras (Universidade de Brasília, 1991), Doutor em Letras (Universidade do Estado de São Paulo, As- sis, 1998). Sacerdote salesiano desde 1970.

Foi professor nos cursos de Filosofia e Letras, diretor de faculdade e pró-reitor acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Atua nas áreas de Filosofia, Ensino-aprendizagem, Antropologia cultural, Teoria da arte, Psicologia geral, Administração.

Diretor de vários colégios. Diretor das Faculdades Salesianas de Lins (São Paulo). Afonso de Castro, educador, ainda foi chanceler da UCDB, presidente da Missão Salesiana e chanceler do Uni SALESIANO (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium). Escreveu também “A Poética de Manoel de Barros: A Linguagem e a volta à infância” (1991); “Entre o Vale e a Imagem” (Análise bachelardiana de “Memórias de Lázaro”, 1999); “Releitura do Sistema Preventivo na sociedade pós-moderna” (1999); “Caminhos Pedagógicos” (2000); e “Missão institucional e espiritualidade salesiana” (2000).

Salesiano porque participa da Sociedade de São Francisco de Sales, fundada por São João Bosco em Turim (noroeste da Itália), em 1859, e se dedica em especial à educação de jovens. De Jesus e Maria porque são estes o eixo, a fonte inspiradora e força mantenedora de sua proposta educativa.

Detém carisma (poder divino natural, especial por utilidade de elevação comunitária) e empatia (capacidade de se sentir e, portanto, compreender como se estivesse no lugar de outro, tornando-se então competente para auxiliar).

Dos ensinamentos de Afonso de Castro mais uma vez nos ilumina a noção de que o espírito é soberano. Logo de início vemos, com ele, que, “para se entender bem a espiritualidade, são necessários conhecimentos de psicologia, de estética, de linguagem simbólica e boa experiência de vida”.

Mas a dificuldade aumenta quando compreendemos que todos os métodos não são e não podem ser estáticos e tal dinamismo tem que se resolver e se tornar resolutivo frente à modernidade (globalização, virtualidade, problemas hodiernos psicológicos, sociais sociológicos, políticos, ecológicos).

Batalhas mais bem compreendidas quando a inteligência se multiplica a bem. Levanta o autor o desejo ardente do bom serviço pela alegria das realizações em comunhão com Deus, o prazer intenso de orar e louvar, estudar e conviver, compartilhar. Supera a ingenuidade, faz entender a necessidade do “silêncio interior e do exercício da liberdade”. “Toda pessoa tem sua espiritualidade, pois é animada por um princípio unificador e dinamizador de sua identidade, lhe conferindo características especiais”, escreve.

Do sonho amoroso de Dom Bosco emerge o Sistema Preventivo tendo por linhas mestras: razão, religião e carinho. A sensibilidade pedagógica salesiana tem a intuição para a prática da preventividade. “Esse método visa à pessoa toda, seu interior metaforizado no coração, a expressão vital de sua capacidade de amor e de dar sentido experienciado da vida e do mundo”.

Para conduzir conforme aceitação, a juventude, à prevenção sobre o “mal moral”, ensina a ciência do coração. No êxtase, a contemplação, a afeição e a ação. “No coração de Dom Bosco, a alegria era o pressuposto para todas as atividades”, prega o escritor. Aqui a alegria é a “expressão da vitalidade” (indispensável aos procedimentos educativos). “A personalidade carismática de Dom Bosco era o reflexo de seu estado interior de dedicação, de doação de si e de profunda realização, de prazer e de alegria (...)”.

E para os próprios sofrimentos, um olhar de equilíbrio e serenidade. Amor e volezza é o nome da competência salesiana. O educador comenta que “foi sempre um conceito intraduzível para o português. Usaram-se termos como bondade, carinho, afeto, amor, para denominar a abrangência de seu significado. Sempre os italianos afirmaram que é um termo típico, por isso passou a ser utilizado em italiano mesmo”. Aí, amor e volezza: amor, carinho, bondade, presença, razão, religião, espírito, prática, forma e relação.

Meu padre Afonso de Castro, que demonstra empregar a vida no esforço humanitário! Queremos aprender com as suas obras, que a intensidade e a boa qualidade de vida são a recompensa da dignidade consciencial do dever cumprido.

Do seu trabalho podemos extrair elementos por “relações honestas e empenhadas para o bem dos educadores e educandos”, e, enfim, a consolação pela certeza de que “pertencemos a uma família gloriosa”.

Currículo - Guimarães Rocha
Guimarães Rocha (Antonio Alves Guimarães) é poeta escritor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nasceu em Quixeramobim, Ceará. Viveu em ...
Fausto Furlan
Nosso agradecimento ao artista Fausto Furlan, pintor, ilustrador das imagens dos poetas e escritores homenageados.(Pintor e cenógrafo, Fausto Furlan,...
Reconhecimento
A ABOIMS se orgulha de possuir em seu quadro de associados figura tão eloqüente quanto você. Guerreiro tenaz, ingressou na nossa gloriosa Policia Mil...
Uma construção que nos faz tocar estrelas
Esta obra de Guimarães Rocha é uma sondagem reveladora.Um arranha-céu ornamentado por uma constelação de ilimitados valores. A literatura, um choque ...



pe. afonso fiquei sabendo que o pe. gildasio e entendido na area de informatica, precisamos de uma palestra sua e uma dele, no seminario da escola de pais do brasil seccional de goiania. no dia 19 de setembro de 2013. Goiania,12-062013.
 
luiz antonio de castro em 12/06/2013 09:05:30
O tempo passou, os seus ensinamentos ficaram, padre Afonso, lá no Colégio Salesiano Santa Tereza em Corumbá, corredores longos, e lá estava o padre Afonso. Quem conheceu, nunca esqueceu.
 
maria a gauna em 21/12/2011 08:10:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions