A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

13/04/2016 11:21

A 17 dias do fim do prazo, confira dicas para quem ainda não declarou o IR

Renata Volpe Haddad

Faltam 17 dias para encerrar o prazo da declaração do Imposto de Renda 2016 e apenas 34% dos 382 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul já prestaram contas ao leão. O prazo final é 29 de abril.

Veja Mais
Receita libera hoje consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Curso e plantão são opções para ajudar a declarar o Imposto de Renda

Para quem tem dúvidas em relação ao que deve fazer, o Campo Grande News conversou o delegado Flávio de Barros Cunha para dar esclarecimentos.

Cunha explica que o método é simples e é só acessar o site da receita para que o contribuinte possa fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. "O programa do imposto é muito explicativo e simples, se a pessoa tiver como realizar declaração sozinho, pode fazer", explica.

A declaração é feita on-line direto do portal do e-CAC por meio de certificado digital e não precisa instalar programas. O contribuinte grava os dados da declaração do PGD (Programa Gerador da Declaração) na base on-line e substitui a declaração atual do PGD pela declaração salva on-line.

Quem tiver dificuldades, também pode procurar um profissional credenciado para realizar a declaração. "Caso a pessoa tenha dúvidas, deve procurar um contador para auxílio", informa.

O contribuinte deve ter em mãos documentos com todos os rendimentos de 2015, tributáveis e isentos e extratos bancários. "Os bancos fornecem a informação resumida de toda a movimentação feita pelo contribuinte no ano passado. Caso a pessoa tenha vendido ou adquirido um bem, como imóvel, automóvel, empresa, deve realizar a declaração", afirma.

Ainda segundo o delegado, a legislação de pessoa física não tem alterado nos últimos anos, por isso realizar a declaração não é difícil. "O contribuinte tem que olhar os critérios e obrigatoriedades, pode acontecer de um ano se encaixar ou não nos critérios, por isso, nem todo ano é obrigado a declarar. Mas, pode ser que a pessoa tenha imposto retido e para obter a restituição, é preciso realizar a declaração", avalia.

Por fim, Cunha informa que no site da Receita Federal, há várias informações, na página do "perguntão" e qualquer dúvida que o contribuinte tiver, pode ser sanada através das respostas disponíveis no link.

Receita libera hoje consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
A Receita Federal abre hoje (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. No país, 115 mil contribuintes...
Alunos de faculdade da Capital vão sanar dúvidas sobre o Imposto de Renda
Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande vão oferecer até quinta-feira (31), gratuitamente e sob supervis...
Receita abre em 15 de junho calendário de restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será feita em sete lotes, sendo o primeiro disponibilizado em 15 de junho de 2016. O calendário de pa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions