ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

A 17 dias do fim do prazo, confira dicas para quem ainda não declarou o IR

Renata Volpe Haddad | 13/04/2016 11:21

Faltam 17 dias para encerrar o prazo da declaração do Imposto de Renda 2016 e apenas 34% dos 382 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul já prestaram contas ao leão. O prazo final é 29 de abril.

Para quem tem dúvidas em relação ao que deve fazer, o Campo Grande News conversou o delegado Flávio de Barros Cunha para dar esclarecimentos.

Cunha explica que o método é simples e é só acessar o site da receita para que o contribuinte possa fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. "O programa do imposto é muito explicativo e simples, se a pessoa tiver como realizar declaração sozinho, pode fazer", explica.

A declaração é feita on-line direto do portal do e-CAC por meio de certificado digital e não precisa instalar programas. O contribuinte grava os dados da declaração do PGD (Programa Gerador da Declaração) na base on-line e substitui a declaração atual do PGD pela declaração salva on-line.

Quem tiver dificuldades, também pode procurar um profissional credenciado para realizar a declaração. "Caso a pessoa tenha dúvidas, deve procurar um contador para auxílio", informa.

O contribuinte deve ter em mãos documentos com todos os rendimentos de 2015, tributáveis e isentos e extratos bancários. "Os bancos fornecem a informação resumida de toda a movimentação feita pelo contribuinte no ano passado. Caso a pessoa tenha vendido ou adquirido um bem, como imóvel, automóvel, empresa, deve realizar a declaração", afirma.

Ainda segundo o delegado, a legislação de pessoa física não tem alterado nos últimos anos, por isso realizar a declaração não é difícil. "O contribuinte tem que olhar os critérios e obrigatoriedades, pode acontecer de um ano se encaixar ou não nos critérios, por isso, nem todo ano é obrigado a declarar. Mas, pode ser que a pessoa tenha imposto retido e para obter a restituição, é preciso realizar a declaração", avalia.

Por fim, Cunha informa que no site da Receita Federal, há várias informações, na página do "perguntão" e qualquer dúvida que o contribuinte tiver, pode ser sanada através das respostas disponíveis no link.

Nos siga no Google Notícias