ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

A cinco dias do fim do prazo, só 45% de MS declararam o imposto de renda

Renata Volpe Haddad | 25/04/2016 08:04

Faltam cinco dias para o fim do prazo de envio das declarações do Imposto de Renda 2016 e em Mato Grosso do Sul, dos 382 mil contribuintes que devem prestar contas à Receita Federal, até a manhã desta segunda-feira (25), apenas 207 mil o fizeram.

No País, dos 28,5 milhões de declarações esperadas, apenas 16.140 milhões já prestaram contas ao leão.

O ritmo é lento e o prazo encerra no dia 29 de abril, próxima sexta-feira. Quem perder o prazo precisa arcar com multa mínima de R$ 164,57. O máximo é de 20% do imposto devido. A multa para quem coloca informações erradas ou deixa de colocar dados importantes de propósito é de 150% do imposto devido.

Para quem precisa de auxílio, universitários do curso de Ciências Contábeis estão prestando atendimento gratuito à população no preenchimento e entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda 2016, por meio da parceria com a Receita Federal.

Os interessados podem ir até a universidade Uniderp, localizada na avenida Ceará, 333, bairro Miguel Couto.  O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, está localizado no Bloco 8, térreo e conta com 30 alunos que auxiliam na declaração do Imposto de Renda. O período de atendimento vai até 29 de abril, de segunda à sexta, das 14h às 16h.

Para o atendimento, o interessado deve comparecer com RG, CPF e título de eleitor; última declaração do Imposto de Renda (caso tenha declarado); informe de rendimentos fornecido pela empresa ou todos os recibos de salários de 2015; comprovantes de pagamentos de mensalidades escolares, despesas médicas e/ou odontológicas, recibos de doações realizados no último ano, todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço ou CPF; bens e direitos adquiridos, vendidos e ou existentes até 31/12/2015 (no caso de venda e/ou compra de bens, é necessário apresentar CPF do comprador/vendedor e valor da operação realizada) e a documentação de dependentes, inclusive do cônjuge.

Entre as novas regras da IRPF 2016 está a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes com 14 anos ou mais. Além disso, segundo a Receita Federal, profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão que informar para o órgão o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma genérica).

Nos siga no Google Notícias