A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016

04/09/2015 13:25

Abertura de empresas continua em queda no início deste semestre

Caroline Maldonado
Abertura de empresas caiu 13% no início do semestre (Foto: Fernando Antunes)Abertura de empresas caiu 13% no início do semestre (Foto: Fernando Antunes)

A abertura de empresas, que vem caindo desde o fim do ano passado, não mostra recuperação no início deste segundo semestre, conforme dados levantados pela Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul). Em julho e agosto, o número de empresas que abriram caiu 13%, em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra falta de confiança dos empreendedores em função do cenário econômico.

Veja Mais
Com economia instável, abertura de empresas em MS cai 14% em abril
Abertura de empresas cresce 35% em março e mostra confiança no mercado

No acumulado de junho e julho em 2014, Mato Grosso do Sul teve abertura de 1.226 empresas. No mesmo intervalo deste ano, o número ficou em 1.059, conforme divulgado pela Jucems. Os dados não incluem as empresas MEI (Micro Empreendedor Individual) e filiais.

O melhor mês deste ano foi março, cujo o número de empresas abertas passou de 482, passou para 653, no comparativo. O cenário foi reflexo da decisão dos empresários em apostar em novos projetos, passada certa instabilidade gerada pela mudança do Governo do Estado e início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), na avaliação feita pelo presidente da Jucems, Augusto César Ferreira, no início do primeiro semestre.

Pelo jeito, a falta de confiança está ainda segurando novos investimentos no ramo empresarial em Mato Grosso do Sul. Conforme o levantamento, somente em agosto a queda na abertura de novos negócios foi de 18%. O volume passou de 597, no mesmo período de 2014 para 486, nesse último mês.

Caso a retração continue, 2015 pode repetir o resultado de 2014, ano em que foram abertas 6.713 empresas em MS. O número foi o pior dos últimos sete anos, de acordo com levantamento da Jucems.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions