A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016

02/12/2015 13:44

Análise feita em carne Friboi ocorreu em 2014 e formol foi detectado em uma peça

Renata Volpe Haddad

Análise feita pelo Procon de Umuarama, no Paraná, em quatro peças da marca Friboi, detectou substâncias de formol em apenas uma, na capa de filé. A pesquisa foi realizada em outubro do ano passado e o laudo divulgado pela Universidade Estadual de Maringá – Campos de Umuarama, pouco tempo depois.

Veja Mais
Procon do Paraná encontra formol em carne Friboi produzida em MS
Paralisação dos bancários completa 20 dias sem previsão de término

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Sandro Gregório da Silva, o assunto não foi pauta do Procon, tanto é que a empresa foi notificada e o produto apreendido. "Um jornal local resolveu pesquisar e divulgou essa notícia ontem, porém, como o produto já foi retirado das gôndolas, não divulgamos o caso", comenta.

Ainda conforme o secretário, a análise realizada pelo Procon, foi feita por causa de uma denúncia. "Nós sempre recebemos denúncias de consumidores, seja pelo telefone ou escrita e protocolada no órgão, fomos ao estabelecimentos comerciais e analisamos produtos Marfrig, Friboi e Girardi", explica.

Foram realizadas pesquisas em peças de carne da Marfrig, sendo uma com origem de Bataguassu, porém, nenhuma irregularidade foi encontrada. "Das quatro peças de carnes Friboi, apenas a capa de filé constatou formol e inclusive, a JBS já informou que a própria carne pode produzir esse tipo de substância", informa.

Segundo informações do site Portal da Cidade Umuarama, as amostras de carne recolhidas em estabelecimentos comerciais passaram por exames de laboratório. A pesquisa mostrou que a carne da Friboi possuía níveis de formol, substância considerada de alto risco à saúde humana.

JBS - A Friboi faz parte do grupo JBS, que por coincidência anunciou ontem que irá investir R$ 1,2 bilhão para ampliar suas unidades em Mato Grosso do Sul. Entre as ações está a construção da maior planta industrial de perus da América Latina, em Itaporã.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions