ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Com custos menores, produtor rural consegue financiar área maior de plantio

Ana Maria Assis | 12/01/2011 21:46

Com a queda dos custos de produção dos agricultores brasileiros, influenciada principalmente pela desvalorização do dólar, o produtor rural está financiando, com o mesmo limite de crédito, o plantio de uma área maior de sua propriedade. Segundo o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes, os custos de produção na safra 2010/2011 estão, em média, 12% inferiores aos do ciclo passado.

Grande parte dos insumos utilizados na produção agrícola, como fertilizantes, é importada e a desvalorização do dólar em relação ao real diminuiu seu preço na moeda brasileira. “Estamos financiando mais área porque os custos estão menores”, afirmou Guedes após se reunir com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Ele disse não poder dar informações detalhadas por ainda não ter a autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que estabelece o quite period, espaço de tempo em que empresas de capital aberto são proibidas de divulgar algumas informações próximo à publicação de balanços. Guedes afirmou, no entanto, que a liberação de crédito ao produtor está andando bem e superou, no primeiro semestre da safra 2010/2011, em 13% o valor liberado no mesmo período do ciclo anterior.

Um dos motivos para o aumento dos empréstimos foi a antecipação das resoluções sobre o plano safra, que geralmente eram publicadas em junho de cada ano, para maio, dando tempo ao setor financeiro para se adequar às novas regras da safra iniciada em 1° de julho de 2010.

“Este ano, se for fechado o plano safra até maio, podemos liberar recursos em julho”, reforçou Guedes, respondendo a uma das maiores preocupações dos produtores nacionais: a demora para a liberação do crédito rural. O Banco do Brasil é a principal instituição financeira em contratos de crédito da produção agropecuária brasileira.

Segundo o vice-presidente de Agronegócios, o banco tem interesse de ampliar a oferta de mecanismos de garantia de renda ao produtor, como seguro rural e contratos de opção de preço. Após conversa com o ministro da Agricultura, Guedes disse que há intenção do governo de aumentar também o valor destinado ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

“Agora podemos dar um salto maior”, disse Guedes referindo-se ao aumento de mais de 20% das liberações para o segmento de médios produtores rurais na comparação entre os primeiros seis meses da safra atual com o mesmo período do ciclo 2009/2010, o que demonstra sua demanda por mais crédito. No Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, o governo destinou R$ 5,65 bilhões ao Pronamp.

Danilo Macedo/Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias