ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Com nível baixo de rio, MMX dá férias coletivas

Redação | 09/11/2010 08:12

A mineradora MMX anunciou que dará férias coletivas de 30 dias aos seus funcionários em Corumbá, a partir de 6 de dezembro. A empresa informou que a decisão foi tomada por causa do baixo nível do Rio Paraguai, que prejudica a navegação e impede o escoamento da produção por meio de barcaças. O nível do rio está com menos de 0,95m.

Ao anunciar a decisão ontem, o diretor de operações da unidade, Alexandro Moura, informou que são 150 funcionários, mas 40% deles permanecerão em atividade.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Extrativistas em Ladário e Corumbá, que representa os funcionários da MMX, informou que a entidade foi comunicada da decisão, assim como o Ministério do Trabalho, como determina a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas.

Segundo a MMX divulgou, mais de 70% do minério produzido pela empresa são escoados pelo Rio Paraguai e, posteriormente, destinados à exportação. Só em outubro, a produção foi 217 mil toneladas. Com o rio baixo, os custos para manter a produção sem poder escoar ficam muito altos, como observou o presidente do Sindicato, Cassiano Oliveira.

Na avaliação dele, decisões como esta sempre trazem apreensão. "Mas é melhor do que haver demissões". A mineradora já chegou a suspender os contratos dos trabalhadores e ficar parada por 4 meses, após a crise mundial que reduziu as vendas em 2008. O trabalho só foi retomado em abril do ano passado.

Estoque - De acordo com o que foi divulgado pela MMX, a produção até o início das férias coletivas garantirá o atendimento ininterrupto a clientes de mercado interno, com o transporte por rodovia. O nível de estoque também garantiria o atendimento ao mercado externo, caso as condições do rio permitam o escoamento.

Durante o período de férias, uma equipe trabalhará no atendimento aos clientes e a equipe de manutenção efetuará melhorias na planta de beneficiamento.

(Com informações do Diário On Line)

Nos siga no Google Notícias