ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Conselho de energia cobra em Brasília explicações sobre reajuste em MS

Caroline Maldonado | 20/03/2015 16:21
Em abril, maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul terá ainda o aumento anual definido pela concessionária Energisa, em torno de 6 % (Foto: Marcos Ermínio)
Em abril, maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul terá ainda o aumento anual definido pela concessionária Energisa, em torno de 6 % (Foto: Marcos Ermínio)

A presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Enersul), Rosimeire da Costa, esteve hoje (20) na sede da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em Brasília, e protocolou documento que pede explicações quanto ao reajuste de 27,9% referente a RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), aplicado em 2 de março.

O conselho quer saber por que ficou definido rateio desigual de 19,9% para consumidores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, enquanto o Norte Nordeste pagam 3,96 %, em função da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um dos itens que pesou no reajuste, pois já apresentava distanciamento entre os custos efetivos e a cobertura tarifária.

Segundo Rosimeire, a Aneel informou que atendeu o que está prescrito na lei para calcular o reajuste. “Descobrimos que a agência tem esse cálculo, porque o Norte e Nordeste não fazem parte do sistema integrado de energia. Alguns municípios têm sistemas isolados, assistidos com energia da Venezuela. Em Manaus, três cidades têm esse sistema isolado”, comentou.

A partir dessa informação e com a resposta da Aneel frente ao documento protocolado hoje, o conselho já pensa em fazer um estudo e apresentar aos deputados federais uma proposta para alterar a lei a fim de que a CDE seja cobrada a todas as regiões do país de maneira igualitária.

“Eles vão nos mandar a metodologia e vamos fazer um estudo. Se for o caso, vamos apresentar para nossa bancada o pedido para esse reordenamento para que a CDE seja rateada de forma mais econômica possível, entre todos que estão integrados no sistema nacional. Queremos que a lei seja revista, pois não pode o Centro Sul ficar custeando o resto, sendo que tem gente pobre em todas as regiões”, argumentou a presidente do conselho.

Reajustes - Em abril, a maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul terá ainda o reajuste anual definido pela concessionária Energisa, referente ao aniversário da concessão. O aumento deve ficar em torno de 6 %. Em outras cinco cidades, a empresa responsável pela energia é a Elektro. Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia tiveram seu último reajuste, que ficou em torno 37,78%, em 27 de agosto de 2014.

Nos siga no Google Notícias