ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Contra invasões, produtores acampam em ponte que liga Japorã a Iguatemi

Filipe Prado | 30/10/2013 18:33
Produtores criam página em rede social para informar sobre a manifestação
Produtores criam página em rede social para informar sobre a manifestação

Cerca de 100 produtores estão acampados na ponte que liga Japorã a Iguatemi. Eles querem acabar com as invasões de indígenas nas propriedades que ficam no interior do estado. 14 propriedades foram invadidas no município de Japorã, são 9.460 mil hectares invadidos.

Os produtores aderiram ao movimento “Confisco NÃO”, mobilizado em uma página do Facebook. Onde eles irão acampar na ponte no limite das cidades, para reivindicar os direitos como produtores. “Queremos mostrar que estamos aqui. Estamos para exigir o recuo dos índios. Não somo contra eles, mas sim contra as invasões”, relata a advogada e produtora rural Luana Ruiz, 30 anos.

Ela comenta que desde 1998 sua propriedade foi invadida por indígenas e mesmo com nove ordens de reintegração de posse, eles continuam lá. “Eles são audaciosos, prometem e cumprem, se eles disseram que vão invadir, é porque eles vão”, comenta a advogada.

Luana relata que já são 26 municípios que enfrentam problemas com invasões, aqui no estado. Então eles resolveram se unir. “Os produtores do Conesul (que atinge oito municípios do estado: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru), que aderiram, virão até a ponte e no final de semana chegará um ônibus de Santa Catarina e um do Paraná. Temos que unir o Brasil”.

Caso a manifestação, que segundo ela é pacifica, não resolva, eles tentarão se defender das invasões. “A guerra é uma só. Unimos os produtores do Brasil contra a irresponsabilidade do governo. Não vamos admitir que nossas áreas sejam invadidas pelos indígenas”, comenta a produtora Luana.

Nos siga no Google Notícias