Crise financeira não atingiu vendas via internet em 2008
A vasta crise alastrada em vários setores econômicos do Brasil parece não ter atingido o varejo online em 2008, segundo matéria do portal Valor Online. Dados preliminares apontam para um faturamento nominal com vendas da ordem de R$ 8,2 bilhões, o que representa um aumento de 30% perante os R$ 6,3 bilhões apurados em 2007.
Alguns dados apontam que só as vendas de Natal somaram R$ 1,25 bilhão, com expansão de 15% perante dezembro do ano anterior. A média de compra no ano foi de R$ 328, chegando a R$ 346 em dezembro.
O diretor da consultoria para compras on-line e-bit, Pedro Gasti, crê em um crescimento das vendas nesse ano, mesmo com a crise existente. Segundo ele, a expectativa é de que o faturamento supere R$ 10 bilhões, com crescimento nominal entre 20% e 25% perante 2008.
Guasti lembra ainda que o potencial de crescimento do comércio online no Brasil é muito grande. Ainda mais se comparado aos Estados Unidos, que é um mercado mais maduro e cuja receita com vendas cresceu apenas 7%.
Conforme a e-bit, vários fatores vem garantindo o excelente desempenho das vendas via internet. Além do aumento do acesso dos consumidores a esse canal, os usuários têm demonstrado mais confiança no mecanismo.