A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

25/11/2015 16:24

Décimo-terceiro em dia anima comércio que havia se preparado para o pior

Caroline Maldonado
Comércio havia se preparado para o pior e agora tem expectativa positiva para vendas de fim de ano (Foto: Fernando Antunes)Comércio havia se preparado para o pior e agora tem expectativa positiva para vendas de fim de ano (Foto: Fernando Antunes)

A notícia de que o Governo do Estado vai depositar o décimo terceiro-salário dos servidores no próximo dia 10 e ainda pagar a folha de dezembro até o dia 30 do mesmo mês é um alívio para o comércio, que havia criado expectativas negativas para o movimento de fim de ano. Os salários referentes a novembro e dezembro e o abono somam R$ 1.170 bilhão.

Veja Mais
Apesar da crise, comércio de MS espera contratar 5 mil temporários
Reinaldo libera 3 folhas em dezembro e injeta R$ 1,1 bilhão no mercado

Como o setor já vinha se preparando para o pior, em função da instabilidade econômica do país, agora os empresários poderão ter um ganho inesperado, com o valor a ser injetado na economia, por meio dos servidores, na avaliação do economista Sérgio Bastos. “O comércio vem acompanhando o comportamento das vendas e já montou uma estratégia em relação ao fim de ano. Creio que o setor já se preparou para um Natal regular e como se preparou para isso, qualquer notícia de liquidez anima, é positivo, é tudo que o comercio precisa”, comenta.

Para o economista, as datas divulgadas com exclusividade ontem (24) pelo Campo Grande News, poderão ser cumpridas pelo governo, em função da estratégia adotada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “Acredito que o Reinaldo tem condições de cumprir isso, pois tem trabalhado com prazos realistas, principalmente olhando para fluxo de caixa do Estado e perspectiva nos próximos meses. Ele tem adotado uma postura mais conservadora. Então, acredito que o que ele anuncia, realmente vai ser cumprido, com segurança”, disse o economista.

Governador Reinaldo Azambuja garantiu que fará o pagamento dos servidores em dia. (Foto: Fernando Antunes)Governador Reinaldo Azambuja garantiu que fará o pagamento dos servidores em dia. (Foto: Fernando Antunes)

Expectativa - A Fetracom (Federação dos Trabalhadores do Comércio de Mato Grosso do Sul) divulgou, neste mês, que deverão ser contratados 5 mil funcionários temporários neste fim de ano, o que corresponde a metade do número de pessoas contratadas no fim de 2014.

A expectativa com relação as contratações não deve mudar, segundo o presidente da Fetracom (Federação dos Trabalhadores do Comércio de Mato Grosso do Sul), Pedro Lima. De acordo com ele, o acréscimo será de 5% no total de funcionários do comércio. No entanto, o pagamento das três folhas em dezembro anima os comerciantes. “As pessoas estão mais comedidas, gastando menos, tentando saldar contas atrasadas. Então, entendo que a notícia da liberação do décimo terceiro em dia, veio em boa hora e ajuda os comerciantes que estão pessimistas com relação as vendas”, avaliou Pedro.

Os comerciantes da Capital estarão preparados para a demanda, segundo o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro. “Com certeza, essa injeção de dinheiro na economia é muito importante para o servidor fazer sua contas com tranquilidade e vai influenciar nas vendas”, comentou.

Para o presidente da entidade, os pagamentos não devem influenciar nas contratações, já que elas demandam tempo e treinamento de novos funcionários. “Para quem estava esperando, que o décimo terceiro salário fosse parcelado, essa notícia de pagar até o dia 10, com certeza, animou todo o comercio que está preparado para atender os servidores públicos com conforto e tranquilidade. A ameaça de escalonamento era uma notícia muito ruim para comércio”, disse Polidoro.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions