ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Decisão do fator previdenciário será acompanhado por sindicalistas de MS

Renata Volpe Haddad | 16/06/2015 16:15

Aposentados, presidentes e coordenadores que fazem parte de sindicatos, estarão amanhã (17) em Brasília para acompanharem de perto a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de sancionar ou vetar a Medida Provisória 664/2014, do fator previdenciário. A chamada 85/95 estabelece que, para se aposentar recebendo o benefício integralmente, os trabalhadores têm que somar o tempo de contribuição e a idade até atingir a marca de 85 para as mulheres e 95 para os homens.

A fórmula que altera as regras para o recebimento do auxílio-doença e da pensão por morte, impõe carências e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do beneficiário, além de novas regras para o fator previdenciário.

De acordo com o coordenador estadual de Mato Grosso do Sul do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), Jânio Batista Macedo, todos os presidentes e coordenadores dos sindicatos dos aposentados do Brasil, vão se reunir amanhã em Brasília, para acompanhar de perto a decisão de Dilma. “Mobilizamos todo mundo para poder ver o que vai acontecer. Soubemos que a equipe econômica do governo está auxiliando para que ela vete a medida porque a Previdência Social não vai aguentar o impacto”, afirma.

Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo e com benefício integral ao qual tem direito do que pelo cálculo do fator previdenciário, que está em vigor desde 1994. Pelo fator, quanto mais cedo o beneficiário se aposenta, menor o benefício. A fórmula que vale agora, faz com que os aposentados percam de 37 a 40% do salário, e os reajustes são feitos com o valor da inflação.

Conforme Macedo, em 2010, a mesma medida foi apresentada ao então presidente Lula (PT) que vetou depois de ter sido aprovada pelo Senado. “Também ficamos sabendo que o Lula agora está orientando a Dilma para que ela aprove, já que a rejeição dela está grande. Se a medida for aprovada, será uma vitória muito grande”, explica.

Nos siga no Google Notícias