ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Federação do comércio acredita que saque do FGTS vai estimular economia

Priscilla Peres | 21/02/2017 13:17

Com dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) à vista, a Federação do Comércio de MS acredita que parte do montante pode ser injetado no comércio. A previsão é de que o saque de contas inativas renda R$ 564 milhões a 537 mil trabalhadores do Estado.

De acordo com a Fecomércio/MS, o montante a ser liberado corresponde a quase 1% do PIB gerado no Estado. A tendência é que o recurso, que não era esperado pelos trabalhadores, seja usado para pagar dívidas e movimentar a economia, por meio das compras.

Em Campo Grande, 60,8% da população está individada, mas apenas 14% estpa inadimplente. “Diante de um estímulo ao consumo a partir do FGTS, há necessidade de consumo consciente e de cautela, pois a inflação ainda é instável, mesmo tendo ficado dentro da meta em 2016”, afirma o presidente Edison Araújo.

Considerando o índice de pessoas inadimplentes, a previsão é de que o recursos do FGTS estimule o comércio. Simulações feitas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio MS, consideram em um cenário mais otimista, que 10% do recurso total do FGTS liberado, seja gasto no comércio, movimentando R$ 56,4 milhões.

“Com base nesse levantamento, em conformidade com o índice de confiança do empresário, intenção de consumo das famílias e gostos e preferências dos consumidores, detectamos que os setores de alimentação, artigos de vestuário e acessórios, bem como alguns segmentos do serviço como construção civil, manutenção e reparo poderão estar entre beneficiados”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

Em um cenário ainda mais otimista, a Fecomércio considera que a movimentação no comércio devido ao saque do FGTS possa gerar até a contratação de empregos temporários, visto que os saques vão de março até julho.

Nos siga no Google Notícias