ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Há 4 meses sem reuniões, Codecon termina ano sem agenda para 2016

Liana Feitosa | 22/12/2015 11:19

A última reunião do ano do Codecon (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico), programada para ontem, segunda-feira (21), não aconteceu. O grupo, que analisa a concessão de benefícios pelo Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), está com as atividades paradas desde que o prefeito Alcides Bernal (PP) assumiu a prefeitura, há quatro meses.

Segundo a titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio), Dharleng Campos de Oliveira, a agenda estava confirmada, mas precisou ser cancelada.

"A reunião acabou não acontecendo por falta de quorum. Como é final de ano, véspera de Natal, muitas pessoas viajam. Tínhamos a presença do número total de membros do município que fazem parte do conselho, mas não estavam todos os representantes da sociedade", explica a secretária.

No ano passado, nesta mesma época, foram aprovadas 18 cartas-consultas de empresários que, juntas, somaram investimentos de R$ 51,6 milhões na cidade, prometendo gerar 551 empregos diretos na Capital.

No entanto, no segundo semestre deste ano, nenhuma reunião ocorreu. "Precisávamos nos inteirar da situação, ficar a par das questões e conseguir reunir todos os membros", defende Dharleng.

Segundo o ex-secretário de Desenvolvimento da Capital, Natal Baglioni, pelo regulamento do Codecon, na última reunião do ano é discutido um calendário para as reuniões do conselho no ano seguinte.

"Então, nessa reunião, deveriam discutir as reuniões do ano que vem que, como norma, deveriam começar em fevereiro", detalha Baglioni. Além disso, os encontros devem ser ocorrer todos os meses e só podem ser cancelados se não existirem processos para serem analisados.

"Vejo com tristeza essa ausência de reuniões porque os empresários estão angustiados, estão com processos em andamento, mas não recebem definição da prefeitura", compartilha.

Isso porque o conselho analisa e vota projetos de investimentos para a cidade. A Sedesc recolhe documentos dos interessados em receber ajuda da prefeitura. Esses, por sua vez, apresentam uma carta-consulta ao conselho, que analisa em reunião.

Quando aprovados pelo Codecon, os processos vão para a Câmara de Vereadores, que aprova, ou não, a concessão da área. Com a ausência de reuniões, empreendedores deixam de executar projetos, desacelerando o desenvolvimento da região.

Nos siga no Google Notícias