ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Há um ano parada, agência estima que hidrovia reabra no segundo semestre

Priscilla Peres | 28/05/2015 16:31
Hidrovia é responsável pelo transporte de 8 milhões de toneladas de carga por ano. (Foto: Departamento Hidroviário SP)
Hidrovia é responsável pelo transporte de 8 milhões de toneladas de carga por ano. (Foto: Departamento Hidroviário SP)

Após um ano parada e gerando prejuízo para vários setores, a hidrovia Tietê-Paraná pode voltar a funcionar no segundo semestre de 2015. A crise hídrica que atingiu o Sudeste do país no ano passado, impossibilitou a continuidade do tráfego pelo rio. Desde então, muitos produtos deixaram de ser transportados por esse importante recurso logístico.

Segundo o site internacional Reuters, o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mario Povia, obras de intervenção estão sendo feitas pelo governo paulista para que a reabertura da hidrovia seja possível, ainda em 2015.

Uma das medidas adotadas pelo governo do estado vizinho, é instalar ensecadeiras para elevar o nível de água na hidrovia. "Isso vai melhorar a condição de navegação no trecho paulista e viabilizar a movimentação de celulose, grãos e combustíveis", disse Povia ao site de notícias.

Tal plano de intervenções, de acordo com a Antaq, já obteve aval do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que regula o uso da água para geração de energia elétrica, e já foi avaliado pela Ana (Agência Nacional de Águas).

A hidrovia Tietê-Paraná é responsável pelo transporte de 8 milhões de toneladas de carga por ano, incluindo 2,5 milhões de toneladas de soja, milho e outros subprodutos de soja, principalmente do Mato Grosso do Sul , Mato Grosso e Goiás, rumo a indústrias e portos.

Em encontro da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, em Brasília, representantes de vários setores falaram sobre as consequências da hidrovia parada. Segundo o prefeito de Araçatuba, já são mil desempregados na região.

Já Edeon Vaz, da Aprosoja, observou que, em um ano, a paralisação da Hidrovia trouxe prejuízos de mais de US$ 50 milhões para os produtores, devido ao aumento dos custos de frete em razão do deslocamento do transporte para o modal rodoviário.

Nos siga no Google Notícias