ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mais de 259 mil tem 22 dias para declarar imposto de renda em MS

Zana Zaidan | 08/04/2014 16:42
Receita aconselha entregar declaração o quanto antes, diz supervisor do IR (Foto: Marcos Ermínio)
Receita aconselha entregar declaração o quanto antes, diz supervisor do IR (Foto: Marcos Ermínio)

A 22 dias do fim do prazo para declaração do Imposto de Renda, 259,5 mil contribuintes não entregaram a documentação em Mato Grosso do Sul. Para este ano, são esperadas 365 mil declarações, e a Receita Federal estima que 90% dos contribuintes deixem para prestar contas na última hora. Em 2014, a data final é 30 de abril.

“É histórico que a maioria dos formulários seja enviado faltando uma semana para o fim do prazo”, aponta o supervisor do Imposto de Renda no Estado, Antônio César de Campos.

Para os “atrasados”, é grande a chance de faltar alguma informação e o contribuinte ter que retificar a declaração, afirma o contador Sidnei Cardoso. Uma das consequências é a demora no recebimento da restituição. “A Receita tem prioridade para liberação, como para idosos e portadores de determinadas doenças, em seguida, vem quem entregou primeiro. Mas quem retifica fica em um calendário posterior”, acrescenta.

No caso de documentação incompleta, a orientação é não descumprir o prazo. “Se verificamos que falta algum dado ou documento e não tem como providenciar a tempo, o correto é entregar e depois retificar”, explica Cardoso. Quem atrasa paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto sobre a renda devido.

Dúvidas – As principais dúvidas na hora de declarar surgem sobre a isenção. Outra informação desconhecida, aponta o contador, é a obrigatoriedade de declaração para pessoas jurídicas. “Muitos que abrem CNPJ, mesmo que não obtenham rendimentos com a empresa, devem declarar. É automático, vinculou CNPJ a um CPF deixa de ser isento”, explica.

A recomendação, ainda, é que o contribuinte que tem dúvidas procure um profissional na hora de declarar o imposto, caso não tenha conhecimento para fazer sozinho.

A declaração pode ser feita a qualquer horário. A relação de documentos necessários e o formulário para ser preenchido está disponível no site da Receita Federal. Para informações que não tenham no site, o contribuinte pode comparecer ao plantão fiscal, no prédio da Receita Federal, localizado no parque dos Poderes. O atendimento é durante a manhã, das 8h às 12h.

Nos siga no Google Notícias