ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Ministério do Trabalho e Emprego estende prazo de manutenção na Eldorado Brasil

Vanda Escalante | 12/03/2015 14:54
Fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas (Foto: Divulgação)
Fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas (Foto: Divulgação)

Instalada em Três Lagoas (338 km de Campo Grande), a Eldorado Brasil, uma das maiores empresas de celulose do mundo, conseguiu autorização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para ampliar de 12 para 15 meses o período de inspeção da caldeira de recuperação.

De acordo com informações da empresa, assa inspeção é um dos principais motivos para a realização da parada anual obrigatória para as indústrias. O incremento de um trimestre no intervalo para realização da parada geral significa ganho de produtividade, pois, a cada quatro anos, a empresa terá um ano sem suspensão de atividades.

“A caldeira de recuperação da Eldorado é uma das maiores e mais modernas do mundo. Certamente sua performance de produção é um fator decisivo para a conquista da autorização”, explica o diretor Industrial da companhia, Carlos Monteiro.

A iniciativa, que partiu da indústria, foi homologada pelo Governo Federal este mês e já permitirá que a companhia programe a próxima parada geral, inicialmente organizada para fevereiro, apenas no mês de maio de 2016. “A decisão do MTE só tende a beneficiar as empresas do setor com esta deliberação, possibilitando um incremento de produção sem risco para as pessoas e para os ativos”, completa.

Parada Geral Programada
Dentro da indústria, a caldeira é a responsável por recuperar os produtos químicos utilizados na produção da celulose e gerar energia (por meio do vapor), parte fundamental do processo de produção.

A gigante, que é uma das maiores caldeiras deste tipo no mundo, conta com uma fornalha de 293 metros quadrados e tem capacidade para queimar 6,8 mil toneladas de resíduos sólidos secos por dia, gerando 1.200 toneladas de vapor por hora com uma pressão de 86 bar.

Para mantê-la segura, a Parada Geral é o momento em que especialistas, apoiados por funcionários da Eldorado, fazem a limpeza, ajustes preventivos e de manutenção. Além da caldeira, outros equipamentos da fábrica, que não podem ser melhorados enquanto estão em operação, recebem estes cuidados.

Este ano, a ação ocorreu na semana entre 26 de janeiro e 4 de fevereiro e envolveu cerca de 1.500 técnicos, além dos especialistas que operam na fábrica.

Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil é uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto, com matéria prima proveniente de florestas plantadas e certificadas. Com dois anos de operação, já tem presença consolidada no mercado internacional e ocupa lugar de destaque no setor, pela adoção de tecnologia de ponta e inovação em toda a cadeia produtiva, o que garante resultados competitivos e sustentáveis. A fábrica, em Três Lagoas, tem capacidade nominal de produção de celulose de 1,7 milhão de toneladas por ano.

Nos siga no Google Notícias