ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Movimento do comércio aumenta em fevereiro, mas ainda está abaixo do esperado

Mariana Rodrigues | 15/03/2016 15:23
Com relação ao mês passado, o índice de transações foi maior em fevereiro. (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Com relação ao mês passado, o índice de transações foi maior em fevereiro. (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Dados do MCV (Movimento do Comércio Varejista) mostram que fevereiro de 2016 ficou abaixo do esperado para o comércio de Campo Grande, se comparado ao mesmo período do ano passado, mas teve um aumento com relação ao mês de janeiro. O boletim divulgado hoje (15), mostra que os índices de transações não atingiram o recomendado que é de 100 pontos.

No mês de fevereiro deste ano, o boletim do MCV, divulgado pela ACICG foi de 78 pontos, ficando abaixo dos 91 registrados em 2015. Porém aumentou quatro pontos com relação a janeiro deste ano, que foi considerado um dos piores nos últimos quatro anos e havia resgistrado 74 pontos.

Para o economista da ACICG, Normann Kallmus, o diferencial dos primeiros meses de 2016, que contribuiu para tal resultado, foram os impostos estaduais que tiveram aumento significativo. "Todo ano tem pagamento de contas em janeiro e fevereiro, este ano, não foi diferente, porém os impostos estaduais aumentaram muito, temos muitas empresas fechando o ambiente está muito ruim", afirma.

Com relação ao MCV de pessoa jurídica, o economista aponta que em fevereiro deste ano foram registrados 75 pontos em 2016. O mesmo indicador apontou 95 pontos em fevereiro de 2014 e no no passado foram registrados 93 pontos. “Em um ano tivemos uma perda de 18 pontos. As razões para tal comportamento parecem ser: a queda do poder de compra do consumidor; a inflação de custos, que restringe ainda mais a demanda, e a alteração da carga tributária estadual, que freou a reposição de estoques para nova composição de preços”, analisa.

Questionado sobre as previsões para o mês de março, Kallmus comenta é um mês de melhora para o comércio, mas neste ano, os baixos índices devem permanecer. "Em março, de forma geral, aumenta o movimento, mas este ano, não podemos projetar um aumento do movimento".

Segundo o economista, os empresários devem estar atentos a alguns aspectos que podem se constituir em ameaças ou oportunidades aos negócios nas próximas semanas. “Na esfera federal, o enfraquecimento político do governo deverá aumentar a probabilidade de “impeachment”, resultando em afastamento total das condições para discutir aumentos ou criação de novos tributos".

Boletim - O MCV/ACICG é um índice apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio. Considerando a sazonalidade característica da atividade comercial, o MCV foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014.

O Índice é composto de dois outros sub índices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que analisa as transações entre Pessoas Físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas.

Nos siga no Google Notícias