ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Nova lei de incentivos fiscais será aprovada logo, afirmam deputados

Marta Ferreira | 08/06/2011 16:22

Em torno de 15 dias é o tempo previsto pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), para ser aprovada a nova política de incentivo fiscal de Mato Grosso do Sul, que começou a tramitar ontem na Casa. Uma lei e uma emenda constitucional estão sendo propostas para substituir a legislação derrubada na semana passada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A mensagem do governador André Puccinelli (PMDB) foi publicada hoje no Diário Oficial, após ter sido lida na terça no Legislativo. Agora, segundo o deputado Júnior Mochi, o projeto vai para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que avalia a legalidade dos projetos, e depois vai ao plenário para a votação pelos parlamentares.

Embora não tenha sido solicitada tramitação em urgência pelo Executivo, o líder do governo na Assembleia acredita em uma votação rápida dada à importância do assunto. “O Estado não pode ficar sem uma lei de incentivos”.

O líder do governo na Assembleia: Estado não pode ficar sem lei de incentivos. (Foto: Arquivo)
O líder do governo na Assembleia: Estado não pode ficar sem lei de incentivos. (Foto: Arquivo)

Apoio até dos adversários- Como raramente acontece, até a oposição concorda. O deputado Paulo Duarte (PT), é um exemplo disso. Ele disse ao

Campo Grande News que as propostas do governo não devem enfrentar qualquer dificuldade na Assemleia, por significarem uma defesa dos interesses do Estado.

Ex-secretário de Fazenda, no governo Zeca do PT, quando foi criada a lei derrubada pelo STF, Paulo Duarte, afirma que o váculo legislativo não pode permanecer, como forma de garantir que empresas em implantação em Mato Grosso do Sul sejam asseguradas.

O secretário de fazenda, Mário Sérgio Lorezetto, afirmou à reportagem que a nova lei reestrutura a forma como são concedidos os incentivos fiscais e que, “tudo que for importante”, vai ser submetido ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), órgão que reúne os secretários de fazenda de todos os estados que tem a previsão legal de autorizar a concessão de benefícios.

Única alternativa-A nova lei mantém incentivos previstos na anterior e, segundo avaliou o consultor em legislação tributária Alexandre Bastos, também pode ser questionada na Justiça.

Mas, assim opinam os deputados estaduais, não há como o Estado fugir dessa providência neste momento, para defender seus interesses.

Bastos diz, ainda, que na regra à qual o STF se apegou para derrubar as leis de incentivos fiscais de Mato Grosso do Sul, o fato de eles terem de passar pelo Confaz, é ultrapassada e não acompanhou a evolução do País.

“É uma lei de 1975, que não atende mais as características do Brasil”. Bastos comenta que a regra prevê que os incentivos só passam pelo Confaz se houver decisão unânime o que, em se tratando da disputa por investimentos, é difícil de ser alcançado. Ou seja, na prática, a regra é inviável, na avaliação do tributarista.

Para ele, o ideal seria uma legislação tributária que até poderia criar uma regra única para o País, como defende o governo nas discussões da reforma fiscal, mas que respeitasse as diferenças entre as regiões.

Nos siga no Google Notícias