ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Rebanho de 21 milhões de animais deve ser vacinado a partir de segunda

Priscilla Peres | 29/04/2017 12:57
(Foto: Famasul)
(Foto: Famasul)

Começa na segunda-feira (1°), a principal etapa da vacinação obrigatória contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 21 milhões de animais devem receber a dose da vacina, de acordo com o governo estadual.

A campanha da vacinação acontecerá em todo o rebanho nas regiões de Fronteira, Planalto e Pantanal, sendo que a última apenas para os produtores optantes da etapa maio. Quem não vacinar e não registrar fica sujeito a penalidades como multa, proibição de retirar GTA (Guia de Trânsito Anima) - documento obrigatório para o trânsito de animal dentro e fora do Estado e também não poderá participar de eventos pecuários.

Mesmo sem registro da doença há mais de 10 anos, a continuidade deste trabalho é fundamental para a manutenção do status sanitário do rebanho de livre de aftosa com vacinação, condição necessária para exportação da carne.

No dia 02, haverá o lançamento oficial da vacinação contra aftosa promovida pelo Governo de MS, com a participação do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

O consultor técnico do Sistema Famasul – Federação da agricultura e Pecuária de MS, Horácio Tinoco, esclarece que o produtor poderá aproveitar o manejo no curral, por ocasião desta etapa de vacinação, para realizar outros manejos como a vacinação contra brucelose nas fêmeas de 3 a 8 meses de idade e clostridioses, além da vermifugação. “É importante que essa decisão seja tomada junto com o médico veterinário que assiste a propriedade”.

Nos siga no Google Notícias