ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu 42,1% em seis anos

Josemil Rocha | 06/02/2013 13:15
Safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu 42,1% em seis anos

Nos últimos seis anos, a safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu de 7 milhões para 11,5 milhões de toneladas, resultado principalmente de um ganho de rendimento de 42,1% no período. Os números fazem parte do relatório que o governador André Puccinelli apresentou aos deputados na Assembleia Legislativa, na sessão de reabertura dos trabalhos da Casa.
Nesse período, de 2007 a 2012, foi enorme a expansão na produção de florestas e de cana-de-açúcar, setores que estão influenciando decididamente a industrizalização do Estado. Juntas, áreas de florestas e cana já somam aproximadamente um milhão de hectares. Segundo André, em sua mensagem, esse avanço tem proporcionado “novas alternativas de negócios, renda e empregos, além do aumento da geração de energia a partir da biomassa”.

Dados divulgados pelo governador revelam que a expansão das áreas verdes com florestas plantadas e a cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul têm propiciado “a produção de 474 MW de energia elétrica a partir da biomassa da cana e da madeira do eucalipto (licor negro); a produção anual de mais de 2,8 milhões de toneladas de celulose; a produção de 1,6 milhão de toneladas de açúcar e de 2,05 bilhões de litros de etanol”.
Esse avanço econômico, conforme André, aconteceu sem que se descuidasse da sustentabilidade. Na mensagem enviada à Assembleia, ele lembrou que, na Conferência Internacional Rio+20, “estudo elaborado pelos técnicos do Governo do Estado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), mostrou que o agronegócio desenvolvido em Mato Grosso do Sul produz alimentos, fibras, energia e sustentabilidade. O balanço revela que em cinco anos, nosso agronegócio contribuiu para o sequestro de 18,1 milhões de toneladas equivalentes de carbono e evitou emissão de 28,2 milhões de toneladas equivalentes de CO²”.

Nos siga no Google Notícias