ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vereadores dizem que vão analisar decisão de executar dívidas ativas

Priscilla Peres e Kleber Clajus | 20/11/2014 14:04

Os vereadores de Campo Grande disseram, durante sessão de hoje, que irão analisar o decreto n° 12.494 publicado pela prefeitura ontem e que permite a cobrança extrajudicial das dívidas ativas. A maioria foi contra a decisão do executivo de protestar em cartório as empresas com débitos.

O presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), disse que ficou a cargo da comissão de Constituição e Justiça, analisar a legalidade do decreto publicado ontem. Já o vereador Otavio Trad (PT do B), defendeu "não vejo como ilegal, mas não é aquilo que a prefeitura teve por costume fazer, porém ainda está sendo estudado, para ver qual o real impacto para a população".

Paulo Pedra (PDT), classificou como temerária a decisão e disse que a Câmara deveria derrubar o decreto. "Vai trazer desgaste político e render uma avalanche de demandas judiciais". Ele contou ainda que toda vez que o contribuinte vai discutir juros acaba tendo ganho de causa, o que pode causar prejuizo para a administração pública.

O vereador Zeca (PT) pontuou que "isso expressa o desespero com a situação precária que as finanças do município passam". Já Luiza Ribeiro (PPS), entende que com esse decreto"o objetivo é constranger o contribuinte devedor".
João Rocha (PSDB), afirma que o prefeito deve ter sido muito bem assessorado para tomar essa medida, mas que pode ter ocorrido em um momento que não é o ideal, ja que a prefeitura ainda passa por uma turbulência de negociação dos professores, que encerraram a greve mais ainda não tem a efetivação do reajuste.

De acordo com o secretário de Receita, Ricardo Vieira Dias, o método é o mais fácil de recebimento, pois a cobrança extrajudicial não tem custo para a prefeitura e benefícios para o cartório que o faz."Isso é um projeto de desde quando assumi a pasta, porém as coisas demoram. Essa decisão não passa de uma maneira de controlar os débitos que a prefeitura tem e regularizar a situação das empresas e de pessoas físicas", explica.

Nos siga no Google Notícias