ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Rodízio de turmas pode integrar protocolo para volta às aulas

Secretária de Educação diz que é a Saúde que vai ditar data para reabertura das escolas

Tainá Jara | 17/06/2020 17:46
Aulas presenciais estão suspensas desde o final de março na rede estadual de Ensino (Foto: Arquivo/CGNews)
Aulas presenciais estão suspensas desde o final de março na rede estadual de Ensino (Foto: Arquivo/CGNews)

Previsão de retorno ainda é incerta, mas a SED (Secretaria de Estado de Educação) elabora protocolo para orientar as 345 escolas da rede estadual sobre as condutas a serem adotadas para retomada das aulas presenciais. São cogitados desde rodízio de turmas até a oferta de parte do conteúdo de forma retoma.

A secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola, ressalta que não só o aspecto da biossegurança é levado em consideração no planejamento, mas também fatores psicológicos, emocionais, de aprendizado, além do impacto de uma nova rotina na vida escolar dos alunos.

“Na volta às aulas cada aluno vai voltar num momento diferente. Umas sabendo mais e outros sabendo menos, por exemplo”, ressaltou.

Barreiras sanitárias, uso de álcool gel e outras medidas de segurança ainda são debatidas para o retorno às aulas presenciais. Conforme a secretária, é cogitada a possibilidade de dividir as turmas em dias diferentes e, assim, evitar grandes aglomerações, sem o devido distanciamento social.

Há possibilidade ainda de manter parte das aulas a distância.

Sugestão - Amêndola também é presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) que publicou, ontem (16), um documento com diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais.

Entre as orientações de aspecto sanitário, estão distanciamento social com a diminuição de alunos por sala, cancelamento das atividades em grupo e até mesmo sinalização de rotas dentro das escolas para que os alunos mantenham distância entre si.

A secretária ressalta, no entanto, que o documento é apenas uma sugestão genérica, elaborada com base em experiências de determinados locais, e caberá aos estados definirem os detalhes que melhor se adéquam a realidade apresentada em contexto de pandemia.

Suspensas – Suspensas desde o final de março deste ano, as aulas na rede estadual de ensino estão suspensas, por decreto, até o dia 30 de junho. A secretária indica que o prazo será prorrogado.

“Não temos perspectiva [de retorno], porque só está subindo o número de casos. A gente pensou em voltar em junho, mas só está subindo. Quem vai dar esse tom não é a Educação. Quem vai dar esse tom de quando voltar é a própria Saúde”, ressaltou.

Nesta terça-feira, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou 4.164 casos do novo coronavírus no Estado, sendo que 37 pessoas morreram.

Nos siga no Google Notícias