ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Arte de MS que ultrapassa 10 mil anos inspira Mostra

Redação | 17/05/2010 13:08

Celebrando a Semana Nacional dos Museus, será lançada hoje (17 de maio), às 19h30, na Grande Galeria do Memorial da Cultura a exposição "Rupestres do Mato". A mostra apresenta visões e expressões das raízes culturais de povos e nações que construíram Mato Grosso do Sul.

A mostra terá obras de Adilson Schieffer, Anelise Godoy, Maria Dolores, Cello, Cleir, Fernando Marson, Henrique Spengler, Índio Jonir Figueiredo, Paulo Rigotti e Rosilene e integra os projetos "Território Ocupado" e "3D".

As obras estarão expostas até o dia 11 de junho através de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com o Museu de Arqueologia da UFMS (Muarq).

De acordo com o professor Gilson Rodolfo Martins, diretor do Muarq, a intenção da exposição coletiva é apresentar trabalhos de alguns dos artistas plásticos de Mato Grosso do Sul que, logo após a criação do Estado, em 1977, produziram obras refletindo observações e apreciações estéticas - entre elas a arte rupestre - sobre as raízes culturais do habitante sul-mato-grossense.

Arte Rupestre - Os estudos sobre o passado arqueológico de Mato Grosso do Sul tiveram início na década de 1980. Desde então, um significativo potencial científico foi evidenciado com a descoberta e registro de mais de mil sítios arqueológicos, os quais indicam uma antiga, diversificada e expressiva ocupação humana no território estadual que, em alguns locais, remonta a mais de dez mil anos.

A arte rupestre é umas das heranças deixadas por esses povos. O significado, a interpretação e a função dessas inscrições arqueológicas são ainda desconhecidos e são objetos de estudo. Os "artistas" pré-históricos fizeram uso de materiais disponíveis naturalmente, tais como óxido de ferro e outros pigmentos minerais, bem como bastões de carvão, pigmentos desses, algumas vezes, diluídos em água e óleos vegetais e animais.

Serviço: A exposição tem entrada franca. O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo fórum) e o funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30.

Nos siga no Google Notícias