A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

19/08/2011 07:41

Franquia do sobá vai inaugurar o primeiro restaurante na Capital

Paula Vitorino

O tradicional sobá da Feira Central vai ganhar a primeira franquia nesta segunda-feira (22). O restaurante será inaugurado a partir das 19 horas, na praça de alimentação do Hiper Center Comper - rua Brilhante, 2702, Vila Bandeirantes.

O restaurante é de empresários descendentes de japoneses e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, do Sebrae-MS e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A iniciativa da franquia do sobá, lançada em abril deste ano no gabinete da Esplanada Ferroviária, quer incentivar a criação de restaurantes em outras cidades de Mato Grosso do Sul e também em outros estados do país.

No primeiro restaurante da iguaria japonesa, no estilo fast food, foram criados doze empregos diretos, sem contar os outros empreendimentos que vão atender toda a cadeia de fornecedores da franquia e que devem gerar mais empregos diretos e indiretos.

“A franquia foi analisada cuidadosamente para manter o padrão do sobá, preservar as características que fizeram dele um sucesso, além de tornar o alimento mais atraente para o consumidor”, informou Edna Antonelli, diretora da Unidade Especial de Criação e Inovação da prefeitura.

História – A origem do alimento, como prato típico, está ligada à história da imigração japonesa em Campo Grande, quando as famílias se instalaram na cidade em busca de oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.

Na cultura japonesa, o sobá era um produto consumido em dias de folga do trabalho na roça, em datas comemorativas e em outros eventos. Na década de 1950, o alimento começou a ser vendido no município, inicialmente para os próprios japoneses que trabalhavam nas colônias e cooperativas agrícolas. Só na década de 60 os primeiros comerciantes do sobá iniciaram a venda do produto para o consumidor ocidental, na principal feira livre de Campo Grande.

Em 2006, a iguaria foi considerada patrimônio cultural de natureza imaterial da Capital. A medida objetivou identificar, documentar e preservar os saberes, modos de fazer e os lugares onde o alimento surgiu. O reconhecimento continuou em 2009, quando a prefeitura construiu o Monumento ao sobá na Feira central e turística da Capital.

Hoje o sobá faz parte da culinária do sul-mato-grossense e conquista os turistas que visitam o estado, principalmente, a Feira Central.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



Olá, Marco de São Paulo - SP - Já é hora de conhecer um pouco da Historia de Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Procura Ler "Cheiros e Sabores de Mato Grosso do Sul" assim saberá quais os pratos tipicos de MS.
 
Antonio Carlos em 19/08/2011 09:00:14
Claro que não Sr. Marcos de São Paulo, o campograndense tem uma personalidade multicultural devido a influencia de vários povos que ajudaram a construir a historia local, inclusive a japonesa que muito contribuiu com isto. Um abraço e procure nos visitar, com certeza você será bem recebido, assim com eu fui quando cheguei aqui vindo de Minas Gerais e encontrei muitos conterraneos vivendo felizes nesta maravilhosa cidade.
 
jose batista em 19/08/2011 08:34:32
Parabéns à prefeitura pelo apoio que está dando aos empresários japoneses. Tenho certeza que a franquia será mais uma forma de proteger o sobá como patrimônio do povo campo-grandense.
 
Angelo Mateus em 19/08/2011 08:20:29
Ué! Eu pensei que a comida típica do estado era peixe, churrasco, jacaré.
 
Marco de São Paulo - SP em 19/08/2011 08:09:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions