A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

18/08/2013 07:55

Grupo de teatro “Senta que o leão é manso” comemora 30 anos no palco

Paula Maciulevicius
A peça O Marinheiro será apresentada de graça às 19h30 deste domingo, no teatro Aracy Balabanian. (Foto: Arquivo/UCDB)A peça "O Marinheiro" será apresentada de graça às 19h30 deste domingo, no teatro Aracy Balabanian. (Foto: Arquivo/UCDB)

São três décadas em cima dos palcos e vários protagonistas e coadjuvantes em cena. O grupo de teatro “Senta que o leão é manso” da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) entra em cena neste domingo para soprar as velinhas de aniversário em casa. Ou seja, as cortinas do teatro Aracy Balabanian se abrem às 19h30 para a peça “O Marinheiro”, a melhor forma de comemorar os anos de atuação.

Veja Mais
Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos no Rio de Janeiro
Grupos de teatro se mobilizam no Paço pela implantação do Sistema de Cultura

O Marinheiro, de Fernando Pessoa, foi dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, coordenador do Setor de Cultura e Arte da UCDB. “Trata-se de uma poesia que foi teatralizada. Há tempos queríamos encenar um texto clássico e, com essa peça, poderemos levar facilmente para escolas e eventos, já que teremos um cenário facilmente adaptado a diversos espaços”, afirmou.

Além da montagem, o público poderá conferir uma exposição de fotografias, figurinos e cenários que fizeram parte da história do grupo.

Mais de 100 atores já passaram pelo Senta que o Leão é Manso da UCDB e as lembranças de grande parte deles servirão para contar a trajetória do grupo. “Entramos em contato com os ex-integrantes, que nos mandaram fotos de sua época, das viagens e encenações. Conseguimos montar um grande painel, que apresentará ao público um pouco do nosso trabalho”, complementou Roberto.

As atividades começaram ainda no Colégio Dom Bosco e na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, em Campo Grande, tendo as primeiras peças encenadas na casa salesiana, em 1982. À época, os coordenadores eram Roberto Figueiredo, Maria Cristina Aquino e Lígia Velasques. No ano seguinte, em 1983, aconteceu a primeira exibição externa. A partir de 1985, o grupo passou a fazer parte da então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB.

Nesses anos de funcionamento, mais de 300 artistas integraram o elenco, encenando clássicos da dramaturgia. Um dos diferenciais do grupo, que sempre buscou trabalhar com clássicos.

Quem participa dos grupos culturais leva ensinamentos para dentro da sala de aula e para a vida profissional. Um exemplo é a funcionária pública, atriz e diretora Ivanise Rotta, que cursou Graduação de Professores e Mestrado em Educação na UCDB.

“Já era atriz antes da faculdade e, quando estava no último ano da graduação, entrei para o grupo Senta que o Leão é Manso e permaneci até depois de me formar, fazer Mestrado e dar aulas. Participar dessa atividade foi fundamental para minha vida, tanto que hoje trabalho na divisão de educação de trânsito e dou palestras em todo o País, no projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde. O teatro me deu a desenvoltura e a confiança para fazer o que faço”, afirmou.

O advogado João Ferraz, que participou do grupo de 2000 a 2008, relata os benefícios da experiência: “Participar do grupo somente contribuiu para minha vida acadêmica e profissional, por propiciar a participação ativa nas atividades da universidade e pelo desenvolvimento de técnicas de teatro, aplicadas quase que diariamente em minha profissão. O uso da palavra para o advogado é imprescindível para o sucesso na profissão, assim como em qualquer outra, mas para o profissional do Direito, sua utilização e cobrança por parte da sociedade são muito mais latentes”, afirmou.

A peça "O Marinheiro" será apresentada de graça às 19h30 deste domingo, no teatro Aracy Balabanian, na rua 26 de Agosto, 453 - Centro.

 

Grupos de teatro se mobilizam no Paço pela implantação do Sistema de Cultura
Coletivos da Cultura de Campo Grande protestaram no final da manhã desta quarta-feira (11), em frente ao Paço Municipal, pela implantação do Sistema ...
Fundação abre inscrições para atrações de MS no Festival de Bonito
A Fundação de Cultura do Governo do Estado abriu inscrições para selecionar espetáculos musicais e cênicos de Mato Grosso do Sul para compor a progra...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions