ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Museólogos de MS farão assembleia amanhã na Capital

Redação | 28/01/2010 19:32

Está marcada para ser realizada amanhã, às 16h, no Museu das Culturas Dom Bosco, a assembleia da área museológica que vai indicar os delegados que representarão Mato Grosso do Sul na Pré-Conferência Setorial de Museus e Memórias, prevista para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ).

Os critérios para a escolha dos delegados levam em conta a representatividade do profissional na área museológica local e sua experiência como agente envolvido nas questões de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Nesta semana nove estados realizarão as reuniões para eleger delegados, somando com os representantes de 11 estados que já definiram os nomes através de suas assembleias estaduais. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará promovem os encontros nessa última semana de janeiro.

Na Pré-Conferência Setorial de Museus e Memória serão discutidas e votadas propostas de estratégias a serem encaminhadas para a II Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá de 11 a 14 de março, em Brasília (DF). Haverá também a eleição dos dez delegados setoriais e de um representante de museu junto ao CNPC (Conselho Nacional de Políticas Culturais).

Para Rafael Maldonado, coordenador do MIS (Museu da Imagem e do Som) e organizador da assembleia no estado, as pré-conferências setoriais de cultura assumem caráter de mobilização, reflexão e proposição. Segundo ele, elas são instâncias de articulação regional de agentes culturais de cada uma das áreas artísticas e de patrimônio envolvidas.

A assembleia local servirá para que os agentes atuantes no campo museológico do estado discutam alguns pontos estratégicos para a área em Mato Grosso do Sul, pontuando as dificuldades enfrentadas pelas instituições e definindo algumas propostas que serão apresentadas na Pré-Conferência.

Para participar da assembleia estadual, as pessoas devem se inscrever no site www.cultura.gov.br/cnpc, independendo de ser candidato a delegado ou não. Essa inscrição poderá ser feita até o momento do início da assembleia.

O Museu das Culturas Dom Bosco fica na avenida Afonso Pena, 3.500, no Parque das Nações Indígenas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-9788.

Nos siga no Google Notícias