ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Campeonato Estadual será transmitido a partir de 2012 e fica mais curto

Fabiano Arruda | 11/11/2011 19:39
Série A do Sul-Mato-Grossense de futebol começa no dia 11 de fevereiro e vai até 13 de maio. (Foto: Divulgação)
Série A do Sul-Mato-Grossense de futebol começa no dia 11 de fevereiro e vai até 13 de maio. (Foto: Divulgação)

Após 2h30 de reunião nesta sexta-feira, FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e TV Morena assinaram contrato que dá exclusividade à afiliada da Rede Globo para transmissão da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol a partir de 2012 até 2016.

Com isto, o Estadual, que chegou a ser anunciado pela federação que começaria no dia 4 de março e iria até 29 de junho, ficará mais curto, já que seguirá o calendário dos principais campeonatos regionais do País.

Agora, o torneio começa no dia 11 de fevereiro e vai até 13 de maio. No ano passado, o certame terminou em julho. Na prática, após o término do campeonato, os clubes não terão competições oficiais, o que faria a temporada das equipes ter apenas dois meses a partir do ano que vem, caso a Copa Pantanal MS, antes promovida no segundo semestre, continuar extinta.

Pelo contrato, segundo informações do vice-presidente da FFMS, Marco Antônio Tavares, os jogos terão transmissão ao vivo às quartas e domingo, seguindo a grade de programação da Globo do Rio de Janeiro.

Isto não significa que toda quarta e domingo haverá partida do Estadual na tevê. “Não somos ingênuos em querer competir com jogos como clássicos do Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou Tavares, acrescentando que a grade de transmissão ainda será divulgada e que a emissora não influenciará na tabela de jogos.

A TV Morena também não fará aporte financeiro ao campeonato, apenas a transmissão como parceria com a federação, prossegue o dirigente. “Nos próximos anos os investimentos poderão ser discutidos”, pontua, explicando ainda que não haverá restrição de publicidade, por exemplo, como as placas fixadas nos campos.

A reunião na sede da FFMS nesta sexta-feira também contou com a participação de dirigentes dos 14 clubes que participam da disputa. Eles concordam com a fórmula sugerida pelo acordo assinado.

“Os dirigentes entenderam que haverá maior visibilidade e melhora da qualidade do campeonato com a possibilidade de atrair patrocínio”, destaca.

O sistema do Estadual também foi modificado. A primeira fase segue com dois grupos de sete times, que se enfrentam ida e volta, mas as etapas seguintes agora no sistema de mata-mata.

Das 14 equipes avançam os quatro melhores de cada grupo à segunda fase. O primeiro colocado de cada chave vai enfrentar o quarto lugar e o segundo pega o terceiro em jogos de ida e volta.

A partir daí, os quatro melhores clubes avançam às semifinais, terceira fase, que também confrontos jogos de ida e volta que apontarão os dois times que farão a grande final.

Os finalistas garantem vagas à Copa do Brasil de 2013. O cene, atual campeão estadual, será o representante de Mato Grosso do Sul na Série D do ano que vem, conforme definido em reunião anterior.

Nos siga no Google Notícias