ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Competindo desde os 9 anos, Gabriela coleciona 170 medalhas e recordes

Amanda Bogo | 31/05/2016 14:56
Gabriela com as conquistas do Circuito Estadual de Natação (Foto: Reprodução)
Gabriela com as conquistas do Circuito Estadual de Natação (Foto: Reprodução)

Quatro medalhas de ouro e dois recordes estaduais vencidos na mesma competição. Esse foi o desempenho da nadadora Gabriela Cardoso no Circuito Estadual de Natação realizado pela FEDAMS (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul), disputado no Rádio Clube de Campo Grande no fim de semana passado. Pelos feitos, Gabriela recebeu os troféus "Melhor Índice Técnico Juvenil" e "Eficiência Juvenil".

A atleta conheceu a natação aos seis anos, como um lazer. Depois, começou a praticar o esporte aos nove anos, quando tinha idade para se federar na instituição do Estado e participar de competições. “Meu pai trabalhava em um clube e eu ia para lá depois das aulas, esperar ele sair. Meu irmão se interessou em treinar para competições e também fiquei com vontade. Pedi para o técnico deixar eu entrar na equipe, disse que eu já sabia nadar um pouco, mas ele falou que eu não poderia porque era muito nova”, contou.

Aos oito, já em 2009, foi dada a permissão para que ela entrasse na equipe. “Eu estava esperando virar o ano para poder federar e competir. Comecei a treinar e nunca mais parei”. 

No circuito estadual, Gabriela venceu as quatro provas que disputou e derrubou dois recordes estaduais: na prova de 200 metros livres, que o tempo era de 2'16", ela fez em 2'13". Nos 100 metros nado livre a marca foi 1'01"50, derrubando o tempo de 1'02. As outras medalhas de ouro vieram nos 400 e 500 metros. "Eu estava ansiosa por essa competição porque foi a primeira competição grande da equipe, que entrei há pouco tempo. Não nadei descansada porque a equipe está focando em outra competição, e um dia antes da prova eu estava treinando forte. Os resultados foram bons, fiquei feliz com o resultado". Na competição, a equipe de Gabriela ficou em terceiro lugar na categoria infantil e em segundo lugar na categoria máster.

Agora, a atleta se prepara para três competições. Na próxima semana acontece a disputa Centro Oeste de natação. No segundo semestre, o foco é a etapa estadual dos jogos escolares, e no fim do ano ela disputará o campeonato brasileiro pela categoria juvenil 1.

O treino de preparação para os campeonatos são puxados. "Treino todos os dias, exceto domingo, das sete às nove da noite. Duas vezes por semana treino duas vezes ao dia. Então saio da aula, como alguma coisa no carro mesmo e vou direto para o treino, que dura uma hora e meia. Depois, vou para casa e de lá para a academia, onde treino uma hora com o personal. Às sete da noite volto para o clube onde treino mais duas horas", finalizou. 

Equipe de Gabriela após a disputa do fim de semana (Foto: Reprodução/ Facebook)
Equipe de Gabriela após a disputa do fim de semana (Foto: Reprodução/ Facebook)
Nos siga no Google Notícias