ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Fluminense vence Brasileirão depois de mais de 25 anos

Folha Online | 05/12/2010 18:09

Depois de 26 anos, o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro ao bater o Guarani por 1 a 0, no Engenhão, neste domingo (4). Este é o segundo título do Nacional --já havia vencido em 1984-- e o primeiro na era dos pontos corridos.

A equipe carioca foi empurrada por quase 30 mil torcedores, que fizeram uma bonita festa no Engenhão. O gol da vitória foi de Emerson, aos 16min do segundo tempo.

O título coroa a campanha do Fluminense, que foi a equipe mais regular de toda a competição. Em 38 rodadas, foi líder em 23. Ainda teve o argentino Conca como principal estrela da equipe.

Antes da rodada, o time já estava classificado para a Taça Libertadores de 2011 e, com o título, vai fazer parte do Grupo 3 juntamente com o Argentino Juniors, Nacional-URU e América-MEX.

O JOGO

Sem Deco, machucado, e Tartá, suspenso, Muricy Ramalho colocou em campo seus principais jogadores e contou com uma bonita festa da torcida carioca no Engenhão. Já Vagner Mancini armou o Guarani mais recuado, com três zagueiros, três volantes e apenas um atacante.

Já rebaixado, o time campineiro jogou desfalcado de seus principais jogadores, mas deu trabalho para a equipe carioca. Os primeiros lances de perigo foram do atacante Reinaldo e do meio-campista Márcio Careca.

O Fluminense demonstrou muito nervosismo nos primeiros 20 minutos e não ameaçou a meta defendida por Emerson. Muricy deu seguidas broncas na equipe, que tinha dificuldade para trocar passes e organizar suas jogadas.

Fred e Gum até tiveram condições de abrir o placar, mas pecaram nas finalizações. Nos final do primeiro tempo, o Guarani ainda teve chance de abrir o placar em jogadas individuais de Apodi e Reinaldo.

Aos 38min, Reinaldo ainda teve uma grande oportunidade em cobrança de escanteio de Ronaldo. O atacante subiu mais que a zaga do time tricolor, mas Ricardo Berna fez uma grande defesa.

Na etapa final, o Fluminense voltou mais ligado no jogo e o Guarani não conseguiu passar do meio de campo. O time tricolor, que demonstrou um pouco mais de tranquilidade, conseguiu tocar a bola e distribuir as jogadas para Fred e Emerson, que infernizaram a zaga campineira.

A pressão carioca, contudo, durou os primeiros 10 minutos. Depois o jogo caiu de ritmo e a equipe paulista conseguiu ameaçar nos contra-ataques.

Aos 11min, Muricy colocou o Washington em campo para aumentar a pressão. Deu certo e o atacante inclusive participou do gol do time carioca.

O lance foi aos 16min. Carlinhos cruzou da esquerda, Washington desviou de cabeça e Emerson, na pequena área, toca para o fundo da rede. A bola ainda passou no meio das pernas do goleiro.

Mesmo com o gol, o time carioca continuou nervoso na partida e perdendo chances de gol. O Guarani respondia com Apodi e Reinaldo, mas com o Fluminense mais atento na marcação não teve tanta facilidade.

Nos últimos minutos, a equipe tricolor apenas administrou o resultado e aguardou o apito final para comemorar o segundo título nacional, quebrando um jejum de 26 anos. A última e única conquista, até então, foi em 1984.

Nos siga no Google Notícias