ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Jogo Aberto

Praga nacional

Jogo Aberto | 16/05/2011 06:04

Santista, o peemedebista Waldemir Moka não perdeu a oportunidade para tirar uma casquinha dos colegas corintianos da bancada sul-mato-grossense. Via twitter, ele disse que se solidarizava com os colegas Reinaldo Azambuja e Geraldo Resende.

Inspirado, o senador ainda postou trecho do hino na página do microblog e considerou pouco o resultado final, que deu o título paulista ao Santos. “Peço que se conformem. Poderia ter sido de 4x1”, brincou.

Também pelo twitter, o deputado federal Geraldo Resende parabenizou os santistas e disse que o título foi merecido, além de lamentar a derrota. “Não deu para o Timão”, postou.

Enquanto o protesto corria solto na fazenda 3R na sexta, até com procurador negociando a retirada de índios, em Sidrolândia os donos das terras na região não pareciam tão preocupados com a ameaça que dizem representar os terena para a economia da região. Na cidade, os fazendeiros discutiram o assunto em encontro com comes, bebes e piadas.

Enquanto os salgadinhos eram degustados em clima amistoso, na área invadida quem teimava em se aproximar era ameaçado com facão e garrucha. Preocupada mesmo, só a Funai que teve de limpar o caixa para abastecer carro e mandar equipe para negociar também com os índios.

Na tentativa de garantir desmembramentos do Pará em estados de Carajás e Tapajós, a turma favorável tem recorrido aos números positivos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A comparação é sobre a evolução do PIB dos dois estados de 1977, quando ocorreu a divisão, e 2008. O crescimento foi de 723%, enquanto o PIB nacional cresceu 251%.

Chapadão do Sul não tem lugar para instalar indústrias. Apesar de recursos do FCO, Fundo Constitucional do Centro-Oeste, as empresas têm dificuldade de encontrar terrenos, porque os que são oferecidos no município estão custando o olho da cara, reclama até a prefeitura que procura 20 hectares para ampliar o pólo industrial, mas não consegue.

O município já é pressionado, inclusive, a fazer desapropriação por interesse público, principalmente nas áreas que fazem divisa com os municípios vizinhos, algumas das poucas que não são usadas pela agricultara e, por isso têm valores "espetaculares", na avaliação dos empresários.

O Belmar Fidalgo parece espaço privatizado. O campo de futebol, alugado para os boleiros, é mais concorrido que os particulares criados com essa finalidade. Na semana passada, por exemplo, o único dia que ainda havia alguma vaga era para o dia 19.

Depois de Mato Grosso do Sul, os javalis já são considerados pragas em várias regiões e ameaças a lavouras. Autoridades vieram buscar em projetos daqui boas ações para enfrentar o problema também em Minas, São Paulo, Rio, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Acre.

Nos siga no Google Notícias