ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Lado B

A diversão para quem vai a um show open bar de água e refrigerante

Elverson Cardozo | 22/12/2012 07:00
No show gospel, diversão significa adoração. (Foto: João Garrigó)
No show gospel, diversão significa adoração. (Foto: João Garrigó)

A proposta, para início de conversa, é outra. Não há, portanto, uma comparação justa. A diferença é evidente. A única coisa em comum foi o espaço, o Jockey Clube, que ficou lotado, recentemente, com a apresentação do DJ francês David Güetta.

Na noite desta sexta-feira (22), a atração que levou 10 mil pessoas ao local, segundo estimativa da PM (Polícia Militar), foi o show do grupo Diante do Trono. Uma festa evangélica com direito a open bar de água e refrigerante.

A equipe do Lado B esteve presente, com uma pergunta categórica aos entrevistados: É possível se divertir sem consumir bebida alcoólica?

Todos as pessoas ouvidas nesta reportagem garantiram que sim, com argumentos que, no geral, passam pelo viés religioso. Não poderia ser diferente. Em um show destinado ao público cristão, as explicações só poderiam partir da bíblia. Podem haver exceções, é claro, mas elas, neste caso, não apareceram.

Rafaela Marques, de 17 anos, estava em seu primeiro show gospel. Afastada da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) há 2 anos, ela ainda mantém viva a fé que profere.

Água no lugar da cerveja. (Foto: João Garrigó)
Água no lugar da cerveja. (Foto: João Garrigó)

Para a estudante, é possível, sim, se divertir, mas a diversão não é a mesma, até porque o propósito também não igual ao das outras festas. A ausência de cerveja, por exemplo, para ela, não altera em nada a alegria de quem se propõe a frequentar lugares como esse, pelo contrário.

"É melhor porque não vou ficar ruim. Não vou amanhecer ruim", comentou. A parte boa, acrescentou, é que geralmente não ocorrem brigas, nem discussões por motivos fúteis. "O pessoal na presença de Deus é diferente", disse.

Sem entrar no mérito da justificativa dada pela garota, o que se nota, da pista à área Vip, é que a diversão, nesse tipo de show, resume-se em adoração. Em uma tentativa de contato espiritual. Passa longe da balada.

As danças existem, mas são tímidas. O gesto mais comum são as mãos erguidas em direção ao céu ou juntas ao peito. Os louvores estão na ponta da língua.

Multidão no show do Diante do Trono, ontem à noite. (Foto: João Garrigó)
Multidão no show do Diante do Trono, ontem à noite. (Foto: João Garrigó)

Essa é a diversão. Quem garante é a professora Neuzilene Teles da Silva, que se batizou na 1ª Igreja Batista há 1 ano e 4 meses. "A nossa alegria é louvar ao Senhor. Não é ficar em vão, passando a hora", afirmou.

Para contrapor a afirmação de que a "alegria do mundo" é passageira, Neuzilene revelou que já esteve do outro lado. Era da turma do pagode. Daquelas de subir no trio elétrico. Não perdia a oportunidade de dançar. Hoje, longe do passado, garante que a vida melhorou. A conquistas apareceram.

Defendendo e elogiando a festa com refrigerante e água à vontade, ela fez um comparativo com os shows que frequentou antes da conversão. Atrações onde as bebidas com álcool não podiam faltar: "Tinha muita violência. Não tinha paz. Era um descontrole geral. Precisava de muita segurança".

Na mesma discussão, a fisioterapeuta Vanessa Batista de Campos, de 37 anos, deu resposta que parecia ter sido ensaiada: "Quem é cristão o foco é outro. A alegria vem de Deus. Não preciso entorpecer minha mente para encontrar a alegria e diversão".

Bar de água e refrigerante ficou movimentado. (Foto: João Garrigó)
Bar de água e refrigerante ficou movimentado. (Foto: João Garrigó)

O advogado Alex Batista Campos, pensa da mesma forma. A vida, antes da igreja, não tinha o menor sentido. "Eu era triste, vazio. Estava rodeado de gente, mas solitário", contou.

Em um grupo de quatro adolescentes, que já provaram bebidas como cerveja, vodka e caipirinha, todas garantiram que o álcool não estava fazendo falta. "Minha diversão não é pela bebida, mas pelas companhias, disse Fernanda Doldan, de 14 anos.

"Meus pais podem ficar tranquilos porque eu sai e vou voltar bem para casa", acrescentou a amiga, a estudante Janaina de Oliveira Azevedo, de 15 anos.

Estrutura - Segundo a organização do evento, quem foi ao show do grupo Diante do Trono teve 40 mil litros de água e refrigerante à disposição, na pista, área vip e no camarote.

Vale ressaltar que o Jockey Club recebeu gente de todas as faixas etárias, de bebê de colo a idosos. A festa começou às 21h e terminou antes das 23h15.

A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência significativa. "Se todo evento fosse assim, eu faria questão de ir", comentou o tenente Valdenir da Silva Andrade, que forneceu a estimativa aproximada de público.

De plantão, ele e o colega ainda iriam fazer a segurança no Rádio Clube Campo, onde estava ocorrendo o show do ex-vocalista do grupo Exaltasamba, Péricles.

Nos siga no Google Notícias