ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Arquitetura

Casa inspirada no sul vira cartão postal em bairro quando paineira começa florir

Thailla Torres | 19/08/2017 07:05
Casa é bonita mesmo quando o pé não está florido.
(Foto: Marcos Ermínio)
Casa é bonita mesmo quando o pé não está florido. (Foto: Marcos Ermínio)

É uma distância pequena entre o rústico e o moderno, mas quem passa pela porteira da casa de Marta sente bem a diferença. Separada do ambiente urbano quando o asfalto na rua nem existia, ela despertou a natureza em sua morada. O verde e a exuberância das plantas vistas de longe, deram cara a residência no bairro Antônio Vendas que, com o tempo, se tornou cartão postal do bairro pela simplicidade.

A cerca de madeira é um convite para conhecer de perto os donos. Quem abre as portas com simpatia é Marta Muller dos Santos, de 59 anos, que mora ali com o marido há 35 anos. Diferente da maioria das casas, o casal resolveu deixar o cercado de madeira, para mostrar toda beleza e rusticidade.

Marta mora com o marido na casa há 35 anos. (Foto: Marcos Ermínio)
Marta mora com o marido na casa há 35 anos. (Foto: Marcos Ermínio)

Do cercado também é possível admirar o pé de paineira gigante e os pés de pitanga no quintal, graças a dedicação do casal que veio da região sul do país. Próximo a natureza e um estilo de casa longe dos muros, eles prezaram pela liberdade em Campo Grande.

"É um estilo de casa de lá. Toda aberta com a presença da natureza e a liberdade de olhar a rua sem medo. Quando chegamos aqui decidimos quebrar o muro que existia para fazer a cerca", conta Marta.

Com o tempo a construção da varanda ganhou um significado importante, vindo de longe. "Aqui é o mesmo desenho da varanda do meu pai. Ele quem desenhou e mandou para gente de presente. Toda vez que olho lembro da casa, da infância e da família".

Com detalhes em madeira por toda parte, o marido Humberto Santos foi quem deu um toque especial na decoração. "O hobby dele é marcenaria e o que temos de madeira no jardim foi ele quem fez. Casa para os passarinhos, suporte para as plantas e alguns bancos".

A sorte do casal é ter a presença dos pássaros diariamente. "Todo dia coloco fruta e ração para eles, a gente acorda e é aquela beleza bem na nossa porta", comemora.

Detalhe da varanda desenhado pelo pai. (Foto: Marcos Ermínio)
Detalhe da varanda desenhado pelo pai. (Foto: Marcos Ermínio)
Casa é simples, mas aconchegante para o casal.
(Foto: Marcos Ermínio)
Casa é simples, mas aconchegante para o casal. (Foto: Marcos Ermínio)

A área tem cerca de 100m² e um jeito de casa do campo. Sem muro, passou a chamar atenção de vizinhança que usa a casa como um cartão postal do bairro. "A gente plantou essa paineira quando chegamos em Campo Grande. Hoje ela é o ponto principal da nossa casa. Quando está florida, todo mundo fica admirado".

A árvore faz tanto sucesso que alguns vizinhos ficam preocupados com o destino dela. "Há 3 anos nós podamos a paineira e formou uma fila de carro perguntando o motivo de estar cortando. Expliquei que era somente uma poda para não atrapalhar os fios da rua e todo mundo saiu tranquilo", lembra.

E mesmo sem flores, a árvore não perde sua beleza. "É maravilhosa. Tem pessoas que reclamam por conta das folhas, mas a gente não se importa porque a maioria admira".

Sobre a falta de muro, todo mundo questiona, mas é a vida tranquila que Marta precisa. "Me sinto muito mais tranquila. É gostoso acordar de manhã e ver o movimento da rua, falar com algum vizinho e ver as pessoas. Lembra muito a casa onde cresci".

Curta o Lado B no Facebook.

Portão de madeira (Foto: Marcos Ermínio)
Portão de madeira (Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)
Na época que a paineira começa a florir, residência vira cartão postal do bairro. (Foto: Marcos Ermínio)
Na época que a paineira começa a florir, residência vira cartão postal do bairro. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias