A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

24/10/2012 09:59

Aos 9 anos, Cecília vai para a Escola Bolshoi

Paula Maciulevicius
“Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá”. Cecília Bassetto Garcia de Freitas, 9 anos, bailarina sul-mato-grossense selecionada para a Escola de Teatro Bolshoi“Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá”. Cecília Bassetto Garcia de Freitas, 9 anos, bailarina sul-mato-grossense selecionada para a Escola de Teatro Bolshoi

Esta menina tão pequenina já é bailarina. Inclina o corpo para cá e para lá, fecha os olhos e sorri. Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar, não fica tonta e nem sai do lugar. Se na pirueta Cecília Bassetto Garcia de Freitas continua no lugar, é pela pontinha dos pés que ela chega a Escola do Teatro Bolshoi. Aos 9 anos ela foi selecionada para a mais reconhecida escola de Ballet no Brasil. A única do Teatro Bolshoi fora da Rússia, em Joinville, Santa Catarina.

Veja Mais
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais
Da droga à reabilitação, Zé Pretim sobe ao palco com banda e repertório afiado

Nascida em Três Lagoas, Cecília é a própria “A Bailarina”, do poema infantil de Cecília Meirelles. Não conhece nem lá, nem si, mas fecha os olhos e sorri, junto dela outras 15 bailarinas foram escolhidas na seleção do último final de semana, na cidade catarinense. Dividida em três fases, foi na leveza de um pliè ou pelo brilhantismo e precisão de um grand jetè que a bailarina sul-mato-grossense venceu entre 1,6 mil outras bailarinas.

Há seis anos Cecília mora em Campo Grande e há três, se dedica do Ballet na escola Isadora Duncan.  “Todo mundo falava que era para eu tentar, que eu tinha muitas chances de passar. Isto me incentivou”, disse a pequena.

Bailarinos do país inteiro e até de países vizinhos, como a Argentina, se inscrevem para a seleção. Durante três dias de seleção, os inscritos passaram por uma bateria de testes. A primeira etapa era de avaliação médica-fisioterápica, onde uma junta de profissionais da saúde e da dança analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea, força, musculatura e articulações.

A segunda fase é a artístico-musical e cognitiva, quando os bailarinos dão o melhor de si nas habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também mostram seu desempenho intelectual em provas de português e matemática. Os aprovados nestas duas etapas vão para a terceira e última, que consiste em mais uma avaliação artística.

De sapatilha, coque e saia de tutu, Cecília vai se mudar com a família para Joinville para começar o curso que tem duração de oito anos. Na grade, a pequena bailarina vai estudar dança Clássica; prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.

Inaugurada no Brasil em 2000, a Escola Bolshoi formou até hoje 140 bailarinos, sendo 107 destes, profissionais já empregados na área da dança em diversos países.

Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson
As atrações acontecem no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Confira outras dicas da Agenda Cultural....
Filhos e netos, os artistas mais importantes no palco
Escolas particulares de Campo Grande investem em grandes espetáculos para marcar o fechamento do ano letivo....



parabens cecilia pois voce se dedicou bastante para a conquista ,e espero que continue assim esforçada como sempre foi
 
isabella araujo em 25/10/2012 19:45:11
Parabéns a toda família, especialmente à mãe Silvia, que se dedica integralmente à missão de ser mãe, esposa, companheira dedicada e abriu mão de tudo (inclusive de sua carreirara de jornalista), para incentivar o talento, o sonho, o futuro da linda e super amada Cecilia.
 
Iara Costa em 25/10/2012 12:45:53
Parabéns Cecília, filha do grande Adalton .
 
Brunei Bornia em 24/10/2012 17:14:30
Parabens Cecília e a Escola Isabora Duncan!!!!!!
 
Lenis Rolim em 24/10/2012 16:27:51
UMA GRANDE BAILARINA, UMA GRANDE ARTISTA EM UMA CRIANA AINDA TÃO TENRA!!! PARABÉNS, CRIANÇA, VC JÁ É MOTIVO DE ORGULHO PARA NÓS.!
 
AURENICE PILATTI em 24/10/2012 15:09:07
Parabéns pequena Grande Bailarina Cecília!
 
Ivanise Rotta em 24/10/2012 11:42:26
parabéns ♥ - Sucesso!!!!!!!! Vc merece "Anjo da Dança".
 
KAELY LIMA em 24/10/2012 10:46:44
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.