ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Depois de muita curiosidade, Mariksa transformar placenta em arte e adubo

Além de quadros, placenta serve como adubo ou até alimento para as mulheres

Thailla Torres | 15/10/2017 07:10
Mariksa Ungerer, que transforma a placenta em um presente para as mães assistidas. (Foto: Marcos Ermínio)
Mariksa Ungerer, que transforma a placenta em um presente para as mães assistidas. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois da polêmica envolvendo a ideia de comer a placenta após o parto, como fez a apresentadora Bela Gil, a novidade agora é transformá-la em arte. Em Campo Grande, a prática agradou a doula e psicóloga Mariksa Ungerer, que transforma a placenta em um presente para as mães assistidas que cada vez mais querem guardar de lembrança cada pedacinho desse momento.

Tudo começou pela curiosidade sobre a placenta. "Porque nunca tive acesso a ela. Na maternidade, eles pegam, retiram e já levam. Por isso eu passei a perguntar as mulheres se ela tinham vontade de olhar a placenta delas. E percebi que todas tinham curiosidade", explica.

(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

O primeiro passo é ter todo cuidado com o orgão. Usando luvas, em local seco e arejado, cuidadosamente, Mariksa faz a limpeza e deixa secar. "Retiro todo aquele sangue e deixo que ela fique pronta para ser carimbada no papel".

Por enquanto a psicóloga não fez nenhuma obra usando o próprio sangue da placenta. "Eu uso tinta. Depois de limpa, eu passo tinta e carimbo na folha ou na tela. Quando está pronto, eu dou de presente para a mãe".

Depois de fazer os quadros, a mãe que não tem interesse de ficar com a placenta, acaba doando para fazer adubo. "Meu marido fez um jardim lindo, onde usamos a placenta como adubo e cada dia que passa, as flores estão mais lindas"

Atualmente, muitas mulheres procuram Mariksa falando da vontade  de comer a placenta. "Eu não posso fazer isso porque não tenho nenhuma preparação para isso. Mas de uma forma muito ritualística e com sensibilidade, eu faço no papel, uma obra de arte que significa a primeira árvore da vida de uma mulher".

No primeiro momento, o assunto soava estranho para algumas mães, mas com o tempo, a maioria já se adaptou a ideia. "Conheci uma pessoa em São Paulo, foi ao Paraguai e descobriu que lá tem uma rede mulheres que só trabalham com a placenta. Hoje, em São Paulo, em todos os partos, as mulheres querem saber dela e fazem questão de valorizar isso. Aqui também está aumentando cada vez mais".

Por isso, para Mariksa, além de uma lembrança, a placenta carrega um valor sobre a vida. "Tudo é com base na relação que ela significa. Porque quando fazemos a preparação da gestante, a gente fala que existe um orgão importante que protege esse bebê e ele é a placenta. Então é extremamente importante e natural que as mulheres se importam, questionem e queiram ver a placenta quando o bebê chega. É uma relação emocionante", descreve.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias