ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Personagem do Mercadão, artista não dá entrevista por "ser pobre e morar na rua"

Naiane Mesquita | 14/09/2015 06:26
Antony também não quer fotos, mas aparece no vídeo que ele nem sabia que estava rodando na internet (Foto: reprodução)
Antony também não quer fotos, mas aparece no vídeo que ele nem sabia que estava rodando na internet (Foto: reprodução)

De cabelos curtos e dedos ágeis, um senhor ensaia algumas notas de Bossa Nova no violão. Para acompanhar, galões de plástico compõe o cenário e ajudam em uma bateria improvisada.

A primeira vez que vi Antony foi em uma publicação na internet. O vídeo compartilhado em um perfil pessoal chamou a atenção da equipe do Lado BO reflexo do cotidiano e o talento do artista me fizeram voltar vários dias até o local em busca daquela história.

Ontem, domingo de manhã, o encontrei no Mercadão, mas a recepção não foi de longe a esperada. Antony não queria conversa, não via sentido na minha abordagem. "Pra que falar com pobre, com mendigo? Para espantar barata lá no barraco, o meu é barraco, o seu é chatô. Tem muita gente mais impecável e mais brilhante que eu", diz.

Tentei explicar, em vão, que a proposta do Lado B é fugir do comum, contar histórias. Ele como artista há anos e conhecido por todos no Mercadão nos chamou a atenção. Mas, nada o persuadiu. Para ele, por ser morador de rua, não havia sentido em contar a sua história. "Não adiantaria nada".

O pouco que consegui é que Antony era trabalhador da construção civil, mas um problema nos tendões o afastaram do emprego. Nasceu em Campo Grande, nos Jardins dos Estados, mas no mesmo dia se mudou para a Vila Carvalho. "Toco samba, bolero, polca paraguaia, o que vier", diz, orgulhoso.

Peço para ele tocar um pouco, ele concorda, mas pede ao fotógrafo que não registre. "Não faz filmagem não". Depois de um tempo, conto a Antony que vídeos com ele já estão rodando na internet, o que ele acha engraçado. "Como pode?", questiona. Depois engata uma conversa sobre a necessidade de uma certidão de nascimento para tentar a aposentadoria. "Vou ver se consigo o dinheiro".

Nem com toda a minha insistência ele deixou que fizéssemos fotos, disse que o "não de um homem é só uma vez". Respeitamos e fomos embora.

Nos siga no Google Notícias