A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

06/09/2015 08:32

Preto no branco, 25 fotos da luta indígena na disputa por terras em MS

Lado B
Grupo de crianças olha os mais velhos durante cânticos tradicionais. (Foto: Marcos Ermínio)Grupo de crianças olha os mais velhos durante cânticos tradicionais. (Foto: Marcos Ermínio)

Um cotidiano que a maioria ignora. Na semana em que o assunto foi terra e a disputa por ela, o Olhar deste domingo é especial, com 25 fotos que mostram em preto e branco desde lágrimas dos adultos, ao sorrisos das crianças quando a cerca das fazendas vira brincadeira.

Veja Mais
Da droga à reabilitação, Zé Pretim sobe ao palco com banda e repertório afiado
Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson

A seleção de imagens é do fotógrafo Marcos Ermínio que esteve na área de conflito das fazendas ocupadas por Guarani Kaiowá (Piquiri, Cedro, Primavera, Barra e Fronteira) e reocupadas pelos produtores (Fronteira e Barra), no cidade de Antonio João, a quase 300 quilômetros daqui. 

A escolha dele foi por retratar o Olhar da Semana em preto e branco, por acreditar que as cores desse povo foram junto com Semião Fernandes Vilhalva, o indígena de 24 anos, assassinado na região. 

Casa na aldeia Marangatu. (Foto: Marcos Ermínio)Casa na aldeia Marangatu. (Foto: Marcos Ermínio)
Velho índio pintado com tinta preta da guerra. (Foto: Marcos Ermínio)Velho índio pintado com tinta preta da guerra. (Foto: Marcos Ermínio)
Mulher chora a morte de índio durante confronto.(Foto: Marcos Ermínio)Mulher chora a morte de índio durante confronto.(Foto: Marcos Ermínio)
Jovem guarani lava o rosto em dia de vigília. (Foto: Marcos Ermínio)Jovem guarani lava o rosto em dia de vigília. (Foto: Marcos Ermínio)
De cocar, índio é resistência em Antônio João. (Foto: Marcos Ermínio)De cocar, índio é resistência em Antônio João. (Foto: Marcos Ermínio)
Tristeza de quem viu mais uma morte em área de conflito (Foto: Marcos Ermínio)Tristeza de quem viu mais uma morte em área de conflito (Foto: Marcos Ermínio)
As lágrimas que não param de escorrer no rosto. (Foto: Marcos Ermínio)As lágrimas que não param de escorrer no rosto. (Foto: Marcos Ermínio)
Olhar que um tanto intriga. (Foto: Marcos Ermínio)Olhar que um tanto intriga. (Foto: Marcos Ermínio)
Num cotidiano de caminhada, mulheres carregam os menores no colo. (Foto: Marcos Ermínio)Num cotidiano de caminhada, mulheres carregam os menores no colo. (Foto: Marcos Ermínio)
Indiozinho paramentado, de chapéu a camisa. (Foto: Marcos Ermínio)Indiozinho paramentado, de chapéu a camisa. (Foto: Marcos Ermínio)
Na hora da comida, índia amamenta pequeno bebê. (Foto: Marcos Ermínio)Na hora da comida, índia amamenta pequeno bebê. (Foto: Marcos Ermínio)
E riso da mais velha e a alegria do menino. (Foto: Marcos Ermínio)E riso da mais velha e a alegria do menino. (Foto: Marcos Ermínio)
Tão pequena, tão nova e com um olhar que diz tanto. (Foto: Marcos Ermínio)Tão pequena, tão nova e com um olhar que diz tanto. (Foto: Marcos Ermínio)
À espera? (Foto: Marcos Ermínio)À espera? (Foto: Marcos Ermínio)
Solitária. (Foto: Marcos Ermínio)Solitária. (Foto: Marcos Ermínio)
No caixão de Semião, mais um índio morto por conflito de terra. (Foto: Marcos Ermínio)No caixão de Semião, mais um índio morto por conflito de terra. (Foto: Marcos Ermínio)
Sob a sombra da árvore. (Foto: Marcos Ermínio)Sob a sombra da árvore. (Foto: Marcos Ermínio)
O ir e vir também é feito sobre duas rodas. (Foto: Marcos Ermínio)O ir e vir também é feito sobre duas rodas. (Foto: Marcos Ermínio)
Pelo retrovisor do carro, a imagem que fica de quem está na guarda. (Foto: Marcos Ermínio)Pelo retrovisor do carro, a imagem que fica de quem está na guarda. (Foto: Marcos Ermínio)
A mais sublime reprodução da infância, de quem faz da cerca um brinquedo. (Foto: Marcos Ermínio)A mais sublime reprodução da infância, de quem faz da cerca um brinquedo. (Foto: Marcos Ermínio)
Olhinhos atentos que espiam tudo. (Foto: Marcos Ermínio)Olhinhos atentos que espiam tudo. (Foto: Marcos Ermínio)
Um misto de dor, de quem não quer acreditar na cena que se repete. (Foto: Marcos Ermínio)Um misto de dor, de quem não quer acreditar na cena que se repete. (Foto: Marcos Ermínio)
Índiazinha faz da grama, poltrona na hora de ser amamentada. (Foto: Marcos Ermínio)Índiazinha faz da grama, poltrona na hora de ser amamentada. (Foto: Marcos Ermínio)
Perfil de quem acompanha a mesma luta, a mesma dor, a espera de um novo desfecho. (Foto: Marcos Ermínio)Perfil de quem acompanha a mesma luta, a mesma dor, a espera de um novo desfecho. (Foto: Marcos Ermínio)
Fim de semana tem cover de Freddie Mercury e Whindersson
As atrações acontecem no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. Confira outras dicas da Agenda Cultural....
Filhos e netos, os artistas mais importantes no palco
Escolas particulares de Campo Grande investem em grandes espetáculos para marcar o fechamento do ano letivo....
Sucesso na música depende de Deus ou de dinheiro na conta?
Empresários e produtores do mundo sertanejo estão escondendo o jogo ou são praticamente santos. Todo mundo diz que o negócio é pedir a Deus e ir com ...



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.