A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

21/06/2015 17:06

Mostra de Cinema no MIS celebra os 107 anos de imigração japonesa no Brasil

Flávia Lima
Cena da animação O Conto da Princesa Kaguya, que será exibido na terça-feira, no MIS. (Foto:Divulgação)Cena da animação "O Conto da Princesa Kaguya", que será exibido na terça-feira, no MIS. (Foto:Divulgação)

Os 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil serão retratados em uma mostra de cinema na Capital, que será realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), a partir desta segunda-feira (22). Organizado em parceria com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, a mostra terá cinco filmes premiados, exibidos sempre a partir das 19 horas, com entrada franca.

Veja Mais
Final de semana tem a volta de Anjos da Noite, comédia nacional e animações
Semana tem ação com a volta de Jack Reacher, além de ficção e terror

As produções dão um panorama dos filmes japoneses, com temas diversos e abrangentes. A curadoria é, mais uma vez, de Jean Albernaz.

Os filmes a serem exibidos são o drama em preto e branco “Intendente Sansho” (Sanshôdayû), de KenjiMizoguchi; a animação “O Conto da Princesa Kaguya” (Kaguyahime no monogatari), de IsaoTakahata; “A Maldição da Mulher Cega” (KaidanNoboriRyu), de TeruoIshii; “O Cão que Guarda as Estrelas” (HoshiMamoruInu), de TomoyukiTakimoto, e “Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?” (Títuloeminglês: Why Don’t You Play in Hell), de ShionSono.

O coordenador do MIS, Alexandre Sogabe, explica que a proposta é trazer um panorama diferenciado sobre a produção atual do cinema japônes. Entre os destaques ele cita a produção “A Maldição da Mulher Cega’, um filme de horror dirigido pelo rei do Cinema Cult no Japão, que aos 82 anos continua na ativa produzindo filmes independentes.

Já o filme "Intendente Sansho" é considerado um dos clássicos do cinema japonês. Já o filme ‘‘O Cão que Guarda as Estrelas’ parece se valer do mito popular Hashiko, o cão da raça Akita que esperava na estação a volta de seu dono.

No ocidente a história foi popularizada pelo filme ‘Sempre ao seu lado’ estrelado por Richard Gere. Por fim, ‘Por que Você Não Vai Brincar no Inferno?’ é um filme provocante que se inspira em ícones do cinema mundial, especialmente em Tarantino, para criar uma obra ácida, de ação e violência, mas recheada de humor.

“A Mostra vem oferecer ao público um olhar sobre a rica e diversa produção japonesa. Apresenta filmes que têm dificuldade em ser distribuídos no Brasil, mas que tem qualidade legitimada por prêmios e festivais”, ressalta Sogabe.

Confira a programação

Segunda-feira (22)

Intendente Sansho, 1954 (Dir. KenjiMizoguchi, 124 min, Preto & Branco, 12 anos).

Drama

Junto com Ozu e Kurosawa, Mizoguchi, segundo Jean Albernaz, é considerado um dos maiores diretoresda história do cinema japonês e com “O Intendente Sansho” Mizoguchi conseguiu algo até hoje inédito: ganhou por três anos seguidos o Leão de Prata no Festival de Veneza. O filme conta a história do exílio injusto de um governador idealista no Japão feudal e as dificuldades que a sua família terá que passar para sobreviver.

Terça-feira (23)

O Conto da Princesa Kaguya, 2013 (Dir. IsaoTakahata, 137 min, Colorido, 12 anos).
Fantasia/Drama/Animação

Baseada em uma antiga lenda japonesa, a animação rendeu uma indicação a “Melhor Longa Animado” no Oscar 2015 e vários outros prêmios ao redor do mundo. Com uma história singela sobre o amadurecimento e o papel da mulher numa sociedade patriarcal, o diretor IsaoKatahata (Túmulo dos Vagalumes) conseguiu realizar um filme de beleza inesquecível, segundo Albernaz.

Quarta-feira (24)

A Maldição da Mulher Cega, 1970 (Dir. TeruoIshii, 85 min, Colorido, 15 anos).

Ação/Horror

A estranha mistura de Yakuza, História de Fantasma e Erótico-Grotesco foi a estreia em um papel principal de MeikoKaji, uma das atrizes mais importantes no Japão durante os anos 70 e musa de Quentin Tarantino (a trilha de Kill Bill conta com várias canções da atriz).

Quinta-feira (25)

O Cão que Guarda as Estrelas, 2011 (Dir. TomoyukiTakimoto, 128 min, Colorido, Livre).

Drama

Baseado no mangá de mesmo nome, a história tem ecos da lenda do fiel cão Hachiko ao mostrar a tentativa de um policial resolver o caso de um corpo não identificado encontrado junto a um cão. Várias tramas vão se entrelaçando formando um conto tocante sobre lealdade.

Sexta-feira (26)

Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno?, 2013 (Dir. ShionSono, 129min, 2013, Class. 16 anos)

Ação/Drama/Comédia,

Mutoh (JunKunimura) se apaixona pela filha de seu inimigo, Ikegami (ShinichiTsutsumi), a jovem aspirante a atriz, Mitsuko (FumiNikaido). Para conquista-la, Mutoh decide produzir um filme em que Mitsuko é a protagonista. No entanto, ele se envolve com a máfia, por engano, e acaba perdendo o controle do projeto, ocasionando uma série de acontecimentos surreais.

Serviço

As exibições acontecem até dia 26 de junho, sempre às 19 horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para mais informações sobre a programação do museu basta acessar www.misms.com.br. O telefone é 3316-9178.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.