A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

27/05/2013 08:25

Ele vive de tietar famosos, diz ter amigos "globais" e se vê como "celebridade"

Elverson Cardozo
João Franco faz teatro desde os 6, já participou de alguns curtas, mas quer mesmo é atuar em uma novela. A fama nacional depende disso, diz ele. (Foto: João Garrigó)João Franco faz teatro desde os 6, já participou de alguns curtas, mas quer mesmo é atuar em uma novela. A fama nacional depende disso, diz ele. (Foto: João Garrigó)

João Paulo Franco é o nome registrado na Certidão de Nascimento, mas ele prefere ser chamado pelo “artístico”: João Franco. Campo-grandense, o jovem de 25 anos que se apresenta como ator, garoto propaganda e modelo fotográfico, é mais um brasileiro que usa a força da internet para se autopromover, a exemplo da “Stefanny Absoluta”, “diva do tecnobrega”, que ficou conhecida pelo hit “Cross Fox”.

Veja Mais
A pé, Tulia faz percurso de 10 km até biblioteca onde aprendeu a ser feliz
Passada "nuvem negra" que trouxe o câncer, rosa tatuada no braço une 4 mulheres

O rapaz, que chega a passar horas conectado, não gosta de dormir para “não perder tempo”. Pela visibilidade que tem conquistado, graças à quantidade impressionante de seguidores que consegue atrair nas mídias sociais, os contatos “de peso” e as amizades que diz ter com famosos, ele se considera uma “celebridade virtual”.

Mas, para João, o estrelato, a “fama de verdade”, a nível nacional, está dependendo de um único detalhe: o convite para participar de uma novela, de preferência da Rede Globo. Arquitetando o futuro, Franco diz que não gostaria de viver um vilão, porque o personagem é pesado demais e, além disso, traz uma influência negativa para o ator. Se puder escolher, vai optar pelo drama. O romance fica na segunda posição.

Para divulgar o trabalho, João passa a maior parte do tempo na internet. (Foto: João Garrigó)Para divulgar o trabalho, João passa a maior parte do tempo na internet. (Foto: João Garrigó)

Voltando à realidade, sem deixar o “sonho dourado” de lado, o jovem revela que, apesar das “influências”, ninguém, mesmo os “poderosos” com quem mantêm “amizade”, o chamou. A explicação para um possível desinteresse, na cabeça dele, parece lógica: “Não é só QI. Se fosse QI eu estaria lá”, afirmou, com segurança.

Carisma e talento ele garante que não lhe faltam. O problema, argumenta, é a distância geográfica. As emissoras, segundo o jovem, preferem, por uma questão de custo e praticidade, contratar artistas que moram no Rio de Janeiro, cidade para onde ele pretende se mudar em 2014 por conta das oportunidades.

Por enquanto, até agora, o ator – que adora ser fotografado e, pelo visto, entrevistado – coleciona apenas participações em peças de teatro, médias e curtas metragens, produzidos aqui mesmo, no Mato Grosso do Sul.

A paixão pela interpretação surgiu aos 6 anos. “Eu gostava muito de assistir novelas desde pequeno. Sempre senti vontade de fazer novela, que a única coisa que falta para mim. Comecei na escola. Fazia os papeis principais sempre... Jesus Cristo, Romeu... sempre era o principal”, disse, ao comentar que na família – de 10 irmãos, sendo 8 homens e 1 mulher, não há nenhum artista. A mãe é artesã. O pai ele nem conheceu.

Além do ofício de ator, Franco conta que é também garoto propaganda e modelo. Diz, inclusive, que algumas lojas o vestem, devido a “fama” que tem. O primeiro “trabalho” nessa área foi em uma loja fotográfica do centro. Na época, a empresa utilizou uma foto dele, em tamanho de pôster, para divulgar o serviço do estúdio.

Jovem também investe nas campanhas motivacionais. (Foto: Arquivo Pessoal)Jovem também investe nas "campanhas motivacionais". (Foto: Arquivo Pessoal)
João Franco como modelo fotográfico.  (Foto: Arquivo Pessoal)João Franco como modelo fotográfico. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ator conta que já foi vestido por uma loja de moda country. (Foto: Arquivo Pessoal) Ator conta que já foi "vestido" por uma loja de moda country. (Foto: Arquivo Pessoal)

Fama na rede - Vida de “artista”, mesmo a de uma “celebridade virtual”, não é fácil, mas João, apesar da correria, resolveu gerenciar a própria carreira e investiu fundo na internet.

Leva tão a sério essa história de divulgação e “fama” que dorme só duas horas por dia. Vai deitar lá pelas 5h, 6h da manhã. “Não gosto de dormir. Acho que dormir é perda de tempo. Enquanto você dorme, pode estar fazendo outras coisas”, declarou, ao dizer que esse modo de vida – nada saudável – não comprometeu, até agora, a saúde.

O resto do tempo, as outras 22 horas, ele passa na frente do computador, espalhando informações do próprio currículo, trabalhando com marketing multinível - que, aliás, é de onde vem a renda dele, promovendo campanhas sociais e teclado com artistas do Brasil todo. Pelo menos é isso o que ele diz, sem pestanejar.

“As celebridades entram sempre de madrugada. Sai de shows, das gravações de novela e vai para internet. É uma hora que eu tenho mais contato com os famosos, quando tem um público diferenciado do dia a dia”, disse.

Franco afirma que já teve 11 contas lotadas no Orkut. Atualmente, no Facebook, ele coleciona 4 perfis, sendo que três estão no limite, com 5 mil inscrições cada um. O quarto passa de 4.9 mil assinaturas. No Twitter, o rapaz tem quase 3 mil seguidores.

Amigos artistas - A maioria, conta, são amigos, admiradores e fãs espalhados por todo o país, mas há um bom número de artistas globais com quem ele garante manter contato fora da rede.

O álbum de fotos com as celebridades. (Foto: Arquivo Pessoal)O "álbum" de fotos com as celebridades. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na lista dos famosos, Mateus Solano – O vilão Felix de “Amor à Vida” -, Bruno Gagliasso, Juliana Paes, André Gonçalves, Wanessa Camargo, Marina Elali, Michel Teló, Luan Santana, Maria Cecília e Rodolfo, Gustavo Lima, entre outros.

O ator afirma que, pelo trabalho que desenvolve, consegue atrair admiradores e faz amigos espontaneamente. No caso dos famosos, o contato, salvo exceções, começa, geralmente, no papel de um fã comum.

Quando alguém conhecido vem à cidade, João não perde a oportunidade de tentar “tietar” o ídolo no camarim. Na maioria das vezes consegue. “Figura carimbada”, ele entra nos locais com facilidade, quase sempre sem ser barrado. Prova disso é a quantidade de fotos que tira ao lado dos artistas.

A admiração por esse universo de glamour é tanta que o rapaz já se dispôs a ir ao Rio de Janeiro – a convite da Globo, salientou - só para fazer parte da “platéia vip do Faustão”, entregar estatueta a participante de um concurso e, de quebra, conhecer os estúdios onde são gravadas as novelas. Claro que ele, como bom “admirador”, não perdeu a oportunidade de abordar, a cada corredor, a galera conhecida da telinha. Tirou foto à exaustão e, lógico, postou tudo na internet.

Esse contato de fã, comentou, é só no início. No final das contas, passado as apresentações, a conversa sempre acaba com a troca de contatos, de forma inexplicável. “Tem cantores e cantoras que brincam que meu sangue vira mel quando estou perto deles, porque se soltam, brincam, passam telefone que não poderia, e-mail que não falariam para ninguém...”, conta, orgulhoso da própria capacidade.

Ator durante visita à Globo. (Foto: Arquivo Pessoal)Ator durante visita à Globo. (Foto: Arquivo Pessoal)

João Franco conta histórias que muitos desconfiam, mas ele garante que, para os descrentes, há fotos e vídeos que podem comprovar. À reportagem, o rapaz revelou que, dias desses, saiu para passear com a Wanessa Camargo, em um shopping da Capital.

A cantora, que veio à cidade para se apresentar em uma boate, teria saído disfarçada e, segundo relatou, andou com ele tranquilamente, por aproximadamente duas horas, sem ser reconhecida por qualquer fã.

Solidariedade - O ator também se empenha em desenvolver campanhas sociais pela internet. A última, criada a 1 ano, é de incentivo à doação de sangue e medula óssea. Ele mesmo virou o personagem principal.

Campanha de doação de sangue com Milene Pavorô. (Foto: Reprodução/Facebook)Campanha de doação de sangue com Milene Pavorô. (Foto: Reprodução/Facebook)

Utiliza a própria imagem a favor da causa e sai convidando famosos a aderirem à “corrente do bem”. Geralmente vai aos eventos e, depois do “primeiro contato”, pede que a celebridade grave com ele. Ao final de cada vídeo caseiro, divulgado no Youtube, costuma dizer, ao lado do "ídolo", uma frase pronta: “Doe Sangue. Salve Vidas”.

O slogan da “peça publicitária” traz a seguinte mensagem: Não é só o sangue de Cristo que tem poder. O nosso também tem. Podemos salvar até 4 vidas”. A última “celebridade” a aderir à campanha foi Milene Pavorô, assistente de palco do programa do Ratinho, que esteve em Campo Grande para participação em um evento.

Apesar ter vindo à cidade a serviço e ter gravado o vídeo no improviso, dentro do Mercadão Municipal, onde foi abordada, Franco garante que a mulher viria de qualquer forma, em nome da amizade que tem com ele.

Sou famoso entre aspas. (Foto: João Garrigó)"Sou famoso entre aspas". (Foto: João Garrigó)

João seria mais um morador de Campo Grande que, talvez, passaria despercebido, mas um detalhe o faz de destacar. O rapaz que dorme pouco, vive de tietar famosos e se vê como “celebridade virtual”, está sempre procurando uma forma de aparecer e, pelo visto, busca a fama a qualquer custo.

Quando questionado sobre as fantasias que esse universo traz, o modelo, ator e garoto propaganda afirma que não se sente iludido ou deslumbrado, mas reconhece que, às vezes, passa essa imagem.

"Não sei se sou deslumbrado. Às vezes até parece, mas acho que não. Uso das minhas amizades, dos contatos que tenho, para ajudar e fazer o bem. Se usasse só para aparecer aí seria deslumbrar”, justificou, momentos depois de dizer, mais uma vez, que tem fama entre aspas, porque é conhecido na rede, mas ainda não atuou em uma novela.




Jah tive o desprazer de estudar na mesma escola que essa pessoa... é simplesmente chato, pegajoso, grudento... loco, um verdadeiro viajão... Agora ele vai achar que está super famoso porque saiu numa reportagem do campo Grande News.... É pra acabar.......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Dudinha Lima em 09/07/2013 10:57:11
Lute com unhas e dentes pelo que deseja na vida.
Nem ligue pro que falam,criticas aceite-as se forem construtivas se não forem manda o critico ir a PQP...
Na vida sempre terá pessoas que falam de ti,mas saiba que ou te admiram e não querem revelar ou então não te conhece e lembre-se não tem nenhum ser perfeito que nunca será criticado e nenhum ser imperfeito que nunca será será elogiado
A vida é pra ser vivida de preferência sempre ajudando ao próximo,pois é a melhor coisa que se tem pra fazer ao invés de falar mal dos outros...
João Franco
 
João Franco em 28/05/2013 23:39:32
no lugar dessas pessoas ficarem criticando porque nao faca algo como ele conheco ele ja estudei com ele e torco por ele por isso que ninguem vai para frente olho gordo e assim mesmo vai em frente joao um dia nos veremos vc na tela
 
camilla gualberto em 27/05/2013 19:10:04
João Franco, parece que perdeu-se em seu mundo de revistas Contigo. Impressiona o tempo desperdiçado pelo rapaz, inclusive, o de não dormir. Precisa de uma orientação urgente, avaliar-se. Brother, vc não é bonito, não é alto e forte, etc. Então imagino que interprete super bem, que esteja envolvido com quase todos os grupos de teatro da cidade, cante e dance super bem, como na broadway. Se estiver nesta pegada, pode demorar um pouco, mas vc vai chegar lá.
Agora fala sério!!! Caso vc não trabalhe de verdade e fique só tietando....Como que se comportar como uma garota caipira de 13 anos, tietando gente famosa e navegar na internet pode tornar alguém artista??
 
Renato Fane em 27/05/2013 16:24:29
A matéria realmente foi muito boa. Acredito que todos temos sonhos, e cada um deles recebe um determinado valor. Ele deu valor e importancia ao dele, então quem somos para desmerecer seu significado? Acho que NINGUÉM, e ninguém é insuficiente para expressar alguma idéia. Se a opinião não for construtiva, é melhor que fiquemos calados. Se há mentira em seus contos ou não, talvez nunca saberemos. Mas de uma coisa eu sei, "Celebridade" ou não, ele ta conseguindo ser visto, não é verdade?, independente da forma, negativa ou positiva.
Nunca pretendo contribuir para infelicidade ou destruição de um sonho. Então, desejo energias positivas a vc meu querido, que consiga alcançar seus objetivos. Se eles estão firmes e ja estão traçados,não de ouvidos a opiniões que irá te desmotivar.Siga em frente.
 
Luís Costa em 27/05/2013 15:27:50
Conheço os trabalhos voluntarios que ele faz e as campanhas ele é uma pessoa de bom coração,antes de falarem façam algo pro bem do outros igual ele faz
 
Milena Santos em 27/05/2013 15:13:02
Respeito o sonho e a vida das pessoas. Se isso te faz feliz, colega: vá em frente!!
Não sinto vergonha, como disseram na matéria. Tenho mais vergonha dos políticos de nosso país! E, outra... quem disse que o que você, enquanto critica, faz está certo? É o melhor? Rsssss Quem desdenha quer.... se achar!!! rsss
A vida é curta e já que ninguém paga as suas contas, João Franco.... seja feliz. Enquanto os cães ladram a carruagem passa! Sorte e luz pra sua vida!!!
 
Daniella Souza Lima Soares em 27/05/2013 15:08:47
Conheço o João há tempos, acompanho a sua luta pela fama e realmente torço para que um dia chegue aonde quer chegar. Lute, não desista, estude e um dia conseguirá, afinal muitos já conseguiram então você também pode! Boa sorte! Nada é impossível!
 
Elias Netto em 27/05/2013 12:54:29
Desculpa ai, mas.... celebridade virtual? nunca vi! Mais vai lá amigo, tenta a sorte, quem sabe um dia você realmente consiga. Agora não força não vai, essa sua cara de galã, e vc passeando no shopping com a Wanessa... essa foi de doer.
 
Diego Brum em 27/05/2013 11:09:35
Mooooossaaaaa...ele é muito fofo, fofo ...fofo....bota fofo nisso....MAS AFINAL quem é esse carinha ???????
 
Suzi da Costa em 27/05/2013 08:59:25
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.