ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Evangélicos daqui começam aderir ao Faceglória, onde cada curtida é um amém

Paula Maciulevicius | 10/06/2015 06:12
Num misto de Facebook com resquícios do falecido Orkut, inventaram agora o "Faceglória".
Num misto de Facebook com resquícios do falecido Orkut, inventaram agora o "Faceglória".

Quando a gente acha que já viu de tudo... A internet sempre surpreende, sempre. Num misto de Facebook com resquícios do falecido Orkut, inventaram agora o "Faceglória". Entrei para ver qual era a do negócio, a tal rede social cristã. 

De cara, um céu entre nuvens anunciam "Faceglória, a rede social perfeita para você compartilhar o amor e a sabedoria cristã com outras pessoas". Em tons azul e branco você se cadastra normalmente. Preenche e-mail, login, cria uma senha e é obrigatório por foto.

De trilha sonora para a navegação pelos versos bíblicos, que resumem a maioria das postagens, um quadradinho do lado direito anuncia a sequência de músicas. Todas gospel, que mostram também quantas pessoas estão ouvindo aquela canção e quantos 'améns' ela recebeu.

Isso mesmo. O "curtir" no Faceglória foi substituído pelo "amém". Criado por brasileiros, o único idioma disponível é o português. O lançamento foi no início deste mês, paralelo à Marcha para Jesus, realizada no último dia 4 em São Paulo.

Em entrevistas a jornais nacionais, uma das fundadoras, Átilla Barros, crê que em cinco anos, vai acontecer com o Facebook o que houve com o Orkut.

Uma das montagens que circulam pela rede.
Uma das montagens que circulam pela rede.

Não há nenhuma pergunta sobre religião ou sexualidade na hora de se cadastrar. E nas matérias veiculadas na rede nacional, Átilla também afirma que homossexuais e adeptos de outras religiões são aceitos e que a rede social não vai segregar ninguém, mas vai funcionar com uma certa restrição de conteúdo. Limitação esta que inclui pornografia, palavrão, fotos de bebidas, drogas, cenas de violência e beijo gay. No entanto, não tem nenhum texto explicando as "regras" da rede evangélica publicamente. 

Aqui em Campo Grande a rede dos evangélicos é pouco conhecida. A estudante Isabela Oliveira, de 15 anos, entrou há três dias, depois de receber o link através de um grupo de amigos do WhatsApp do estado vizinho, de Mato Grosso. "O Faceglória é muito melhor que o Facebook, porque o segundo sempre tem algumas postagens não muito adequadas e que não dependem só da gente. No Faceglória não, só posts evangélicos e mensagens cristãs", explica a adolescente.

Até para quem é do meio evangélico, o "amém" surpreende e é motivo de riso. Na rede social dos cristãos, Isabela postou apenas uma mensagem sobre relacionamentos. O que acredita que será um dos temas predominantes. "Eu já vi posts falando sobre homossexualidade, o caso da parada gay, mas o que mais chama atenção é sobre namoro, casamento, porque o Faceglória tem muitos jovens mesmo", opina.

Até a tarde dessa terça-feira, Isabela não tinha amigos de Campo Grande. Os pedidos de amizade funcionam como o Instagram, onde você pede para seguir. A adolescente não pretende trocar um face pelo outro, devido aos contatos que a rede original preserva.

"Entrei mais pela curiosidade e com o intuito de poder comparilhar pensamentos que eu gosto. E até agora tem sido bem legal, só mensagens bíblicas", observa.

Algumas horas no Faceglória e dá para constatar o teor das mensagens. De manhã é aquela enxurrada de "bom dias", com frases de Deus abençoe e afins. Tem também quem dá às boas vindas para todos. "Que este seja um lugar virtual para compartilharmos a palavra, o amor e sabedoria do nosso Pai e Deus. De todas as maneiras permitida por ELE. Seja através da música, arte ou palavras..."

Montagens são o que mais circulam pelos perfis, uma delas destaca que "eu e meu Faceglória serviremos ao senhor", até as polêmicas, que usam versos bíblicos para condenar o homossexualismo.

Também tem espaço para comentários o chat. As notificações no canto direito da página avisam quem acabou de postar ou pedir para te seguir.

A rede social tem sido difundida principalmente entre os cantores gospel, como Aline Barros, Fernanda Brum, Bruna Karla, entre outros. Até o momento são cerca de 7,6 mil páginas de membros, o que calculando por 5 que aparecem em cada uma são cerca de 38 mil usuários.

Membro da Igreja Verbo da Vida, Isabela já prevê que as comunidades evangélicas daqui, em breve, pregarão o Faceglória. "Já nos é aconselhado a usarmos as redes sociais como forma de evangelizar e agora tem uma só para isso. Com o tempo vai ficar mais conhecido sim", acredita.

Para a adolescente as mensagens postadas 'edificam' e fortalecem a fé. "São mensagens que motivam a gente para o dia a dia, você abre de manhã e tem num bom dia, um versículo", resume.

O site ainda está em beta, em fase de testes, para então receber uma versão final. O que significa que erros podem surpreender quem navega com a seguinte mensagem "parece que você pode ter tomado o caminho errado". OI? Penso eu do outro lado... O aviso de erro já me parece um sermão.

O "curtir" no Faceglória foi substituído pelo "amém".
O "curtir" no Faceglória foi substituído pelo "amém".
Nos siga no Google Notícias